Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

EUA: invasão russa do Sul da Ucrânia seria uma "escalada escandalosa"

Agência Brasil - 15 de março de 2014 - 17:50

A embaixadora dos Estados Unidos (EUA) nas Nações Unidas (ONU), Samantha Power, disse, hoje (15), que a invasão do Sul da Ucrânia por tropas russas, a confirmar-se, seria uma "escalada escandalosa".
Ela conversou sobre o assunto com jornalistas sobre o assunto neste sábado após a reunião do Conselho de Segurança da ONU.

A Ucrânia acusou a Rússia de ter invadido militarmente o seu território com 80 soldados, helicópteros e veículos blindados, em uma aldeia situada no outro lado da fronteira administrativa entre a Península da Crimeia e a Ucrânia continental. O ministério ucraniano dos Negócios Estrangeiros pediu "a retirada imediata" destas forças e ameaçou responder "com todos os meios para parar a invasão militar" russa.

"Devemos estudar" essas informações, disse a representante dos EUA, após a votação do Conselho de Segurança da ONU sobre uma proposta de resolução denunciando o referendo sobre o destino da Crimeia, previsto para domingo. A Rússia vetou esta resolução e a China absteve-se. "Se a Rússia ainda agravou o que fez na Crimeia atravessando a fronteira no Sul do país, será uma escalada escandalosa", declarou a embaixadora.

Ela destacou que Washington considera que "a Rússia devia responder pelas suas ações" e poderia ser submetida "a um isolamento diplomático e econômico", uma alusão à ameaça de sanções sugeridas pelos Estados Unidos, na crise ucraniana.

Perguntado sobre as informações provenientes de Kiev, o embaixador britânico, Mark Lyall Grant, demonstrou preocupação. "Se as informações forem exatas, seria uma escalada perigosa", disse.

SIGA-NOS NO Google News