Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudo: morte súbita é maior em homens saudáveis

12 de maio de 2005 - 14:56

Homens sem sintomas de doenças cardíacas correm riscos maiores de sofrer de morte súbita se o seu coração bater muito devagar durante esforço físico ou e rápido demais em repouso, revelou um estudo realizado na França e publicado hoje nos Estados Unidos.

"É a primeira vez que características particulares do ritmo cardíaco durante esforço físico são vinculadas a um aumento dos riscos de morte súbita" em homens com boa saúde, destacou o doutor Xavier Jouven, professor de cardiologia e epidemiologia do hospital Georges Pompidou de Paris, um dos principais responsáveis pela pesquisa.

O estudo, cujos resultados foram publicados na edição desta quinta-feira do New England Journal Of Medecine, foi realizado entre 5.713 funcionários franceses, todos homens com idades entre 42 e 53 anos, avaliados de 1967 a 1972 e acompanhados durante os 23 anos seguintes.

Os resultados do estudo mostraram que os homens cujo ritmo cardíaco é muito rápido em repouso e insuficientemente acelerado durante esforço físico têm cerca de quatro vezes mais chances de morrer subitamente de um ataque cardíaco.

Os riscos de morte súbita são duas vezes maiores quando o ritmo cardíaco não diminui suficientemente rápido após a atividade física, observaram os pesquisadores.

A morte súbita por insuficiência cardíaca em pessoas sem qualquer sintoma prévio afeta anualmente de 350 mil a 500 mil americanos, homens e mulheres, o que representa de 5 a 10% do total de óbitos nos Estados Unidos.

Este tipo de morte repentina não é incomum entre jovens de 30 ou 40 anos, destacaram os cientistas, para os quais este estudo poderá abrir um caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos.

SIGA-NOS NO Google News