Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/07/2004 14:16

Estudantes protestam contra reforma universitária

Irene Lôbo/ABr

Cerca de cinqüenta estudantes universitários protestaram hoje, em Brasília, contra a reforma universitária em estudo pelo governo. Eles vaiaram e viraram de costas para o ministro da Educação, Tarso Genro, que discursava num seminário sobre educação no Sistema Único de Saúde (SUS).

André Rocha, estudante de fisioterapia da Universidade Estadual do Pará (UEP), afirma que a proposta do governo de comprar vagas nas universidade privadas para os alunos carentes é uma forma de privatizar a universidade pública. “Essa verba poderia ser investida na própria universidade pública”, afirmou.

O ministro Tarso Genro disse que o protesto “é um direito dos estudantes se manifestarem, é uma coisa sadia e faz parte do processo político. O que eles defendem é o mesmo que o governo, a universidade pública".

Genro disse também que os estudantes estão representados pela União Nacional dos Estudantes (UNE) nas negociações da reforma universitária. “A UNE é nossa parceira nessa discussão e luta por uma reforma que defenda o interesse da maioria da população brasileira. Nós queremos alargar o espaço da universidade pública, ampliar o acesso, para que a população tenha uma universidade pública de qualidade”, afirmou.

Na opinião dos estudantes que se manifestaram, a UNE não é mais representativa de todos os segmentos. “Desde o início da construção da proposta de reforma chamaram apenas a UNE, que tem uma relação muito próxima ao governo e acho que perdeu a autonomia no movimento estudantil”, afirmou André Rocha.

Ele disse que o movimento estudantil também luta para melhorar o acesso dos alunos mais carentes à universidade pública, mas com a ampliação de vagas nas universidades públicas e melhoria dos ensinos fundamental e médio.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)