Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudantes já podem fazer inscrições para prova do Enem

Ivan Richard / ABr - 02 de maio de 2006 - 16:23

Começam hoje (2) e vão até o próximo dia 2 de junho as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2006. Os interessados podem se inscrever pela internet ou pelo sistema tradicional, de preenchimento de formulário nas escolas cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inpe), ligado ao Ministério da Educação.

Podem participar do Enem todas as pessoas que já terminaram o ensino médio e todos aqueles que estão concluindo o ensino médio este ano. Os alunos que estejam matriculados em escolas públicas e cursando o último ano do ensino médio não pagam a inscrição do Enem. Só pagam para fazer o exame os alunos de escolas privadas e aqueles que já terminaram o ensino médio. A taxa é de R$ 35,00.

Na avaliação do coordenador do Enem, Dorivan Pereira Gomes, a prova é uma oportunidade para testar os conhecimentos. "É uma grande oportunidade para que todos possam fazer uma avaliação de seus conhecimentos e uma oportunidade de entrar numa instituição de ensino superior que utilize o resultado do Enem como forma de ingresso", afirmou.

Atualmente, segundo o MEC, cerca de 500 instituições de ensino superior públicas e privadas utilizam o resultado do Enem como forma de acesso. Elas estão listadas na página eletrônica de MEC. Gomes explicou, que o Enem não exige que o candidato decore o conteúdo. Segundo ele, a prova exige conhecimento prático do dia-a-dia, leitura e interpretação dessa leitura.

Este ano, as provas serão realizadas no dia 27 de agosto em 800 municípios do país. No ano passado, mais de três milhões de pessoas participaram do Enem.

SIGA-NOS NO Google News