Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudantes firmam 250 mil novos contratos com Fies no país; prazo encerra hoje

Campo Grande News - 30 de abril de 2015 - 12:27

Até o momento, 250 mil novos contratos foram firmados com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) em todo o país, segundo a assessoria do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O prazo para inscrições de novos beneficiários do fundo encerra nesta quinta-feira (30).

No ano passado, foram firmados 13.671 contratos em Mato Grosso do Sul. Para esses que já contam com o financiamento, a renovação do contrato, chamada de aditamento, pode ser feita até o dia 29 de maio, prazo que foi estendido. Antes, a data limite era esta quinta-feira (30).

No entanto, ainda de acordo com o FNDE, 154 mil contratos ainda não foram renovados. "A intenção do Ministério da Educação e FNDE com a prorrogação do prazo para aditamento é que todos os contratos firmados até 2014 (1,9 milhão) sejam devidamente aditados", explica o órgão em nota ao Campo Grande News.

Novos - Alvo de diversas especulações e reclamações, o Fies apresentou diversos problemas, principalmente para quem tentava conquistar contrato pela primeira vez. Recentemente, o ministro da educação Renato Janine Ribeiro garantiu que todos os contratos seriam renovados, no entanto, estudantes alegavam que a inscrição de novos beneficiários era a maior dor de cabeça.

Vários casos foram acompanhados pelo Campo Grande News, principalmente queixas quanto à dificuldade de acesso ao sistema e ao preenchimento das vagas disponibilizadas que já atingiram o limite.

Em 2010, ano em que o fundo passou a ser operado pelo FNDE, Mato Grosso do Sul firmou 1.239 contratos com o Fies. Portanto, em quatro anos, o número cresceu mais de 10 vezes. Os números locais de 2015 só serão divulgados em balanço após o encerramento do prazo, segundo o MEC.

A orientação, em caso de dúvida, é entrar em contato com a central de atendimento, pelo telefone 0800 616161.

SIGA-NOS NO Google News