Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudantes de MS fazem a prova da OBMEP amanhã

Leonardo Pessanha/ Assessoria de Imprensa - 14 de setembro de 2012 - 12:14

Estudantes classificados na primeira fase da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) fazem amanhã, 15 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), a prova da 2ª fase da Olimpíada. Os locais de realização da prova (chamados de Centros de Aplicação) podem ser conferidos no site www.obmep.org.br

A 1ª fase da Olimpíada teve a participação de mais de 19 milhões de alunos de escolas da rede pública de ensino. Na segunda fase, participam os 5% dos estudantes de cada escola inscrita com melhores resultados na primeira avaliação. Assim, estão habilitados a fazer a prova da 2ª fase da OBMEP cerca de 800 mil estudantes.

Os alunos classificados deverão comparecer aos locais das provas com documento de identificação. Diferenciada por níveis de participação (nível 1: alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental; nível 2: alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental; e nível 3: alunos de qualquer ano do ensino médio), a prova é discursiva e tem duração de três horas.

A lista dos premiados será divulgada em 30 de novembro de 2012 na página da OBMEP (www.obmep.org.br). Serão premiados 500 alunos com medalhas de ouro; 900 com medalhas de prata; 3.100 com medalhas de bronze; e até 46.200 alunos com certificados de menção honrosa.

Todos os alunos premiados com medalhas (4.500) serão convidados a participar do PIC – Programa de Iniciação Científica da OBMEP. Com duração de 12 meses, o PIC visa despertar nos participantes o interesse pelo aprofundamento dos conhecimentos matemáticos e o gosto pela ciência.

Sobre a OBMEP

A OBMEP é um projeto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos da área. É promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e pelo Ministério da Educação.

Desde a primeira edição, em 2005, a Olimpíada vem crescendo a cada ano e criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país.

Além de produzir e disponibilizar pela internet material didático de qualidade, a OBMEP tem programas de iniciação científica para estudantes medalhistas do ensino fundamental e médio (PIC), e também para medalhistas que estejam cursando a graduação (PICME).

Outros programas no âmbito da OBMEP são o PECI - Preparação Especial para Competições Internacionais, que prepara medalhistas de ouro para competições internacionais; e o POTI – Programa Olímpico de Treinamento Intensivo.

SIGA-NOS NO Google News