Cassilândia, Terça-feira, 21 de Maio de 2019

Últimas Notícias

01/04/2019 08:40

Estudante de Coxim desenvolve método que conserva caldo de cana por 21 dias

Campo Grande News

João Andrade, 18, estudante de escola pública de Coxim, a 260 km da capital, desenvolveu um método de conservação do caldo de cana para pequenos produtores. O novo jeito de armazenar permite que pequenos comerciantes estoquem o líquido por mais tempo, e também inativa o Trypanosoma cruzi, causador da doença de chagas.

João tentava solucionar um problema do pequeno carrinho de garapa do pai. Sem conseguir estocar o que produzia por mais de três horas, o excedente causava prejuízo à família, que precisava descartar a bebida caso não vendesse tudo. A situação da família não é um caso isolado. Outros comerciantes da cidade relatavam a João a mesma dificuldade.

Só quando João estava no segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Viriato Bandeira é que conseguiu solucionar o problema da família. A professora da disciplina de iniciação científica propôs aos alunos que pensassem em um problema que gostariam de resolver. Após meses de estudo, o rapaz consegui realizar diversos testes para saber qual a temperatura certa para conservação e recebeu o auxílio de pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, maior instituição de ciência em saúde da América Latina, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do campus de Coxim.

João participou de diversas feiras científicas e na última, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul, conseguiu uma vaga para apresentar a pesquisa em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Sem ter como arcar com as despesas de passagem, hospedagem e alimentação, o jovem decidiu fazer uma vaquinha online para ajudar nos gastos, que totalizam R$10 mil. A viagem está prevista para setembro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 21 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Segunda, 20 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)