Cassilândia, Quarta-feira, 27 de Maio de 2020

Últimas Notícias

01/04/2019 08:40

Estudante de Coxim desenvolve método que conserva caldo de cana por 21 dias

Campo Grande News

João Andrade, 18, estudante de escola pública de Coxim, a 260 km da capital, desenvolveu um método de conservação do caldo de cana para pequenos produtores. O novo jeito de armazenar permite que pequenos comerciantes estoquem o líquido por mais tempo, e também inativa o Trypanosoma cruzi, causador da doença de chagas.

João tentava solucionar um problema do pequeno carrinho de garapa do pai. Sem conseguir estocar o que produzia por mais de três horas, o excedente causava prejuízo à família, que precisava descartar a bebida caso não vendesse tudo. A situação da família não é um caso isolado. Outros comerciantes da cidade relatavam a João a mesma dificuldade.

Só quando João estava no segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Viriato Bandeira é que conseguiu solucionar o problema da família. A professora da disciplina de iniciação científica propôs aos alunos que pensassem em um problema que gostariam de resolver. Após meses de estudo, o rapaz consegui realizar diversos testes para saber qual a temperatura certa para conservação e recebeu o auxílio de pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, maior instituição de ciência em saúde da América Latina, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do campus de Coxim.

João participou de diversas feiras científicas e na última, a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul, conseguiu uma vaga para apresentar a pesquisa em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Sem ter como arcar com as despesas de passagem, hospedagem e alimentação, o jovem decidiu fazer uma vaquinha online para ajudar nos gastos, que totalizam R$10 mil. A viagem está prevista para setembro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 27 de Maio de 2020
Terça, 26 de Maio de 2020
14:18
Artigo
Segunda, 25 de Maio de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)