Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estudante de 12 anos morre de complicações do vírus Influenza B

Renata Volpe Hadadad, Campo Grande News - 28 de junho de 2016 - 10:34

Menino de 12 anos morreu devido a complicações do vírus Influenza B, em Corumbá. (Foto: Alcides Neto)
Menino de 12 anos morreu devido a complicações do vírus Influenza B, em Corumbá. (Foto: Alcides Neto)

Um estudante de 12 anos morreu de Influenza B em Corumbá, distante 419 km de Campo Grande no domingo (26). Este é o primeiro caso da doença registrada no município.

Segundo informações do site Diário Corumbaense, o menino foi atendido no pronto-socorro na segunda-feira passada (20), por volta das 23h, com quadro de vômito, dor de garganta e no tórax, mas não apresentava febre. Ele foi medicado e liberado.

Na terça-feira (21), a família retornou com o menino ao pronto-socorro às 18h30 e, desta vez, foi classificado como vermelho, quando o paciente está extremamente grave. Na noite do mesmo dia sofreu parada cardiorrespiratória, sendo internado no CTI (Centro de Terapia Intensiva), onde permaneceu até domingo (26), quando faleceu.

O coordenador do pronto-socorro e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Corumbá, Emerson Ferreira Moreira, afirmou que nem a médica nem a enfermeira que atenderam o garoto pela primeira vez suspeitaram do vírus, já que os sintomas apresentados não aparentavam ser da gripe Influenza.

“Na verdade nós vamos ter que rever os nossos conceitos em relação a essas doenças porque apesar de serem doenças benignas, mas que têm um alto poder de mutação, a interação do vírus com o indivíduo é que é o problema. Às vezes você pode inocular um Influenza B e não ter nada, já em outras pessoas pode evoluir e chegar ao óbito. O grande desafio do médico é tentar descobrir quais casos vão evoluir com essa gravidade e quais vão evoluir como normalmente, a criança passa dois ou três dias com febre e sai bem”, explicou.

No último fim de semana, foi coletado material de três pessoas com suspeita de Influenza e já são mais de 60 notificações da doença no município, de acordo com dados do último boletim epidemiológico do Estado.

Com relação à gripe Influenza, Corumbá já apresenta nove casos confirmados de H1N1 e agora o primeiro caso de Influenza B. Dos casos de H1N1 confirmados, dois foram a óbito.

Vacinação – Ainda há vacinas disponíveis em postos de saúde do município para imunização dos grupos prioritários, que são crianças, gestantes e idosos. Apenas 79,86% das pessoas que fazem parte deste grupo, foram vacinadas.

SIGA-NOS NO Google News