Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estresse violento da mãe pode afetar bebê no útero, diz estudo

Agência do Rádio - 09 de agosto de 2011 - 07:38

Filhos menos tolerantes ao estresse, com possíveis problemas de comportamento e doenças mentais. Esse foi o resultado de um estudo realizado na Alemanha com filhos de mulheres que sofreram forte tensão durante a gestação. A pesquisa foi feita com 25 mulheres e os filhos que hoje tem idade entre 10 e 19 anos. As mães entrevistadas nesse estudo passaram por um longo período de exposição a um grau altíssimo de estresse. Segundo a pesquisa, essa exagerada exposição a situações de estresse teve reflexo no comportamento dos filhos. A psicóloga da Linha de Cuidado Mãe Bebê do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Eliana Bender, explica que toda mulher fica mais sensível durante a gravidez, mas ressalta que essa pesquisa trata de situações de extrema tensão.

\"Durante a gestação tem uma série de alterações que faz com que a mulher fique mais sensível. Até porque durante a gestação a gente sabe que vai ter um momento que vai para o hospital, mas é para ter bebê, qualquer intercorrência que aconteça no meio do caminho eleva o teu nível de estresse, isso não significa que essas crianças vão desencadear problemas ou ter algum comprometimento. Então, a gente tem que deixar muito claro que estresse tem níveis, tem situações que a gente consegue lidar.\"

A especialista explica que hoje em dia, graças a estudos e à ecografia, é possível se descobrir detalhes importantes sobre a vida e desenvolvimento do feto.

\"Hoje também se sabe que o feto escuta, que ele sente, percebe coisas. Não dá para desconsiderar que a vida intrauterina interfere no desenvolvimento do feto e no desenvolvimento dessa criança no futuro, mas a gente não pode banalizar ao ponto de quere que a mulher não viva situação de estresse nenhuma.\"

A especialista recomenda que a mulher que estiver exposta a um nível muito elevado de estresse procure um profissional para se aconselhar. Segundo ela, o apoio da família também é muito importante nessa fase.

Reportagem, Vanessa Silvestre


SIGA-NOS NO Google News