Cassilândia, Sábado, 24 de Junho de 2017

Últimas Notícias

25/08/2015 11:00

Estratégias para melhorar seu treino de pernas

Minha Vida

De uma forma geral podemos dividir o corpo humano em 3 partes principais que seriam membros superiores, tronco e membros inferiores (pernas). No ambiente de treino, seja na academia ou até mesmo dentro de casa é comum as pessoas por questões estéticas darem uma certa preferência para alguma dessas partes. Os homens de uma forma geral boicotam um pouco o treino de pernas assim como a maioria das mulheres boicotam o treino de braços. A questão que está em jogo é justamente o fato de entender um pouco mais das funções musculares porque uma vez que isso é compreendido o praticante vai perceber que não faz sentido deixam alguma dessas partes passar em branco.

No caso dos membros inferiores que é o tema do artigo de hoje, é importante entender e ter a clareza que seu corpo é sustentado pelas pernas, não só é sustentado mas tem inúmeras funções cotidianas que elas atuam como protagonistas, como exemplo posso citar ações como levantar, deixar, sentar, saltar, andar, correr, agachar, deslocamento lateral e por aí vai. Considerando tudo isso é indispensável que independente da idade, sexo e objetivos estéticos seja feito um trabalho de desenvolvimento de força e resistência dessa região.

Quando o assunto é membros inferiores, não é tão comum falar em músculos, mas sim na região trabalhada e levando isso em consideração podemos dividir as pernas em 6 partes:

1 - Região anterior da coxa: composta pelo quadríceps, tensor da fáscia lata e sartório
2 - Região posterior da coxa conhecida também como isquiotibiais: composta pelo bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso
3 - Glúteo: composta predominantemente pelo glúteo médio, mínimo e máximo
4 - Abdutores: composta glúteo médio e mínimo, tensor da fascia lata, pririforme, sartório e quadrado femoral
5 - Adutores: composto por adutor curto, magno e longo, pectíneo e grácil
6 - Panturrilha: composta pelo gastroctemio e soleo.

Diferença entre exercícios de máquina e livres

De uma forma geral os exercícios na máquina possuem um risco menor na execução, exigem menos coordenação e permitem mais incremento de carga para pessoas que treinam com foco em hipertrofia. Já os exercícios livres, possuem de forma geral um risco um pouco maior, exigem mais coordenação, flexibilidade e equilíbrio, ou seja são mais funcionais e trabalham mais grupos musculares ao mesmo tempo. Resumo: todos são muito eficientes e o interessante é sempre estar mesclando series com os dois tipos.

Quantos exercícios fazer

Se você for um iniciante 2 exercícios para cada grupo musculares desses citados devem ser feitos por semana, você pode fazer isso em uma única sessão de treino, ou distribuir durante a semana. Tudo vai depender de quantos dias vai ir treinar por semana e claro que devemos levar em consideração o tempo que tem disponível também. Pode ser que haja algumas renuncias de algum desses grupos caso o tempo seja escasso. O importante é que tudo seja feito respeitando seus limites e acima de tudo os princípios do treinamento desportivo. Um intermediário pode fazer de 2 a 3 exercícios e um avançando já com foco mais em hipertrofia de 3 a 6 exercícios por semana ou de 9 a 15 séries já apontam bons resultados.

Vamos ver agora 2 exercícios para cada um desses grupos:

Ênfase na região anterior

Cadeira extensora - Agachamento livre

Ênfase na região posterior:

Flexão joelho unilateral na bola

Ênfase no Glúteo:

Exercício afundo - Elevação pélvica

Ênfase no abdutor:

Abdução em pé com caneleira

Ênfase no adutor:

Cadeira adutora - Agachamento sumo

Ênfase na panturrilha:

Flexão plantar em pé - Flexão de panturrilha sentada

Sugestão de treino

Iniciantes: 2 séries de 10 repetições, com uma percepção de esforço de 0 a 10 na casa de "5 a 6", realizar no máximo 2 vezes por semana com pelo menos um dia de descanso no meio

Intermediários: 3 séries de 12 repetições, com uma percepção de esforço de 0 a 10 na casa do "7 a 8", realizar no máximo 2 vezes por semana com pelo menos um dia de descanso no meio

Avançados: 4 séries de 12 a 15 repetições, com uma percepção de esforço de 0 a 10 na casa do "9 a 10", realizar de 2 vezes por semana com pelo menos dois dias de descanso no meio.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 24 de Junho de 2017
Sexta, 23 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)