Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estado Islâmico cria grupo no Brasil e preocupa autoridades

Midiamax - 17 de junho de 2016 - 15:30

Um grupo de apoio à organização jihadista Estado Islâmico, no aplicativo Telegram, tem preocupado a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) sobre o risco de um atentado no País, de acordo com nota publicada pela instituição. O maior receio é de que ocorra um ataque durante os Jogos Olímpicos do Rio.

A Abin confirmou que um grupo intitulado Nashir Português tem se articulado para ‘difundir informações voltadas à doutrinação extremista’. O nome do grupo faz referência à agência de notícias Nashir News Agency, coordenada pela organização terrorista e que age como sua porta-voz.

Na nota, a Abin afirma que “o compartilhamento desses conteúdos em grupos de troca de mensagens instantâneas é uma estratégia utilizada não apenas no Brasil. Organizações terroristas têm empregado ferramentas modernas de comunicação para ampliar o alcance de suas mensagens de radicalização direcionadas, em especial, ao público jovem”.

Em entrevista ao jornal O Globo, o secretário de Segurança do governo fluminense, José Mariano Beltrame, afirmou que não possui conhecimento sobre articulações da Abin e do Ministério da Defesa em relação à ação desse tipo de grupo. “Isso não chegou a nós. Se a Abin tem essa informação, deve trabalhar para desbaratar esse grupo”, afirma.

SIGA-NOS NO Google News