Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estado deve convocar 400 novos agentes penitenciários

Humberto Marques/Campo Grande News - 24 de maio de 2007 - 21:07

O governo estadual deverá concluir, nos próximos 90 dias, a nomeação e início de treinamento de 400 novos agentes penitenciários estaduais, aprovados no último concurso público para a função. A informação é do presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso do Sul, Fernando da Anunciação, que na tarde desta quinta-feira (24 de maio), reuniu-se com o governador André Puccinelli (PMDB) e com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, para debater as carências no sistema prisional estadual.

Os encontros com o governador e o secretário ocorreram separadamente. Com Puccinelli, Anunciação e representantes dos trabalhadores discutiram as dificuldades do setor juntamente com o presidente da Seccional de Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil, Fábio Trad. A partir da reivindicação, o assunto foi encaminhado a Jacini, que explicou o planejamento para a convocação de novos agentes.

“O secretário repassou o compromisso de chamar os aprovados para a quarta fase do concurso, e em 90 dias iniciar o curso de formação”, adiantou. Existem 1,3 mil agentes penitenciários estaduais para cuidar de uma massa carcerária de dez mil internos. O sindicato da categoria defende que o número de funcionários adequado seria o dobro do atual. “Essas contratações não vão resolver, mas já ajudam”, ponderou.

Jacini também explicou aos agentes a forma com a qual funcionará o Centro de Ressocialização de detentos do governo estadual, que está em fase de obras. A unidade será instalada no prédio do antigo motel Bon Vivant. “É um grande projeto, que se der certo será uma revolução no sistema penitenciário estadual, para internos em regime de progressão de pena”, disse Anunciação. O centro irá substituir a Colônia Penal Agrícola, que será desativada.

SIGA-NOS NO Google News