Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Especialistas vão discutir mídias sociais na Capital

Sebrae - 10 de agosto de 2009 - 15:38

Mais de 40 milhões de brasileiros tem acesso à internet, e 80% deles participam de redes sociais. Ambientes de troca de informações, comunidades e blogs são cheios de formadores de opinião sobre tudo. De acordo com a empresa de pesquisa Nilsen Online, sete em cada dez internautas confiam mais na opinião pessoal que na publicidade de um produto.

As opiniões difundidas pelos internautas dependem do relacionamento que a empresas têm com eles. Nos dias 21 e 22 de agosto, nomes conhecidos do mundo virtual estarão no “Workshop Mídias Sociais”, em Campo Grande, no auditório do Sebrae/MS. Para conquistar o novo consumidor vale blog, Twitter, Youtube e qualquer ferramenta que a web oferece gratuitamente.

Marcelo Tas, apresentador de TV e um dos primeiros comunicadores a usar blogs no Brasil, é um deles. O criador da primeira rede profissional de blogs do País, Edney Sousa também é um dos palestrantes. Oficinas de criação de blog e Twitter vão mostrar o passo a passo para quem ainda engatinha no assunto. Você pode seguir o evento: www.twitter.com/wsms2009.

“Vamos dar dicas e mostrar casos de sucesso de quem aposta nas mídias sociais como ferramenta de comunicação com o cliente e se dá bem”, afirma o analista técnico do Sebrae/MS, Wellington Vidaurre, que acredita que os meios tradicionais de publicidade - como televisão e jornal - exigem mais investimentos e são menos ágeis que as mídias sociais.

De acordo com o analista, caberá aos empresários participantes a reflexão de como usarão as novas mídias e se elas atingem seu público. “Eles serão provocados a inovar”, afirma. “O novo consumidor pesquisa na internet antes da compra, avalia opiniões sobre a empresa e o produto, e quer que as empresas os atendam de forma sincera”, diz Vidaurre. A geração Y – os que nasceram a partir de 1979 – tomou de assalto a web e revolucionou a relação entre quem vende e quem compra. “Hoje há necessidade de estreitamento dessa relação, e nos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro isso já está mudando”, analisa Vidaurre.

Siga o cliente

Nos últimos anos, a rede se tornou pessoal e mais participativa. Milhões colocam e assistem vídeos no Youtube, e a última novidade – quem nem é tão nova assim, pois o mundo da tecnologia vive com a cabeça no futuro – atende pelo nome de Twitter. O site é um microblog onde o internauta conta suas ações diárias como, por exemplo, o livro que está lendo ou a aula que vai começar, tudo em tópicos de até 140 caracteres. As empresas mais ligadas seguiram a tendência, que tem cinco milhões de usuários no Brasil e cresce rápido.

Em Campo Grande, a Cafeteria Firula’s usa a ferramenta integrada a outras, como o Orkut, para atrair clientes. O boca a boca virtual funciona e o Ibope confirma o sucesso da estratégia. Segundo o instituto de pesquisa, o impacto dessas opiniões é 500 vezes maior do que se elas partissem das próprias empresas.

Quem vem?

O professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), blogueiro, e autor de livros de cabeceira de aficionados em novas mídias, Luli Radfahrer explica “O que são e como utilizar estrategicamente as mídias sociais para sua empresa” no dia 20, às 19h30.

No dia 21, Edney Souza fala sobre passado e futuro das mídias sociais no Brasil às 14 horas. O publicitário Gustavo Fortes aborda o marketing de guerrilha através das mídias sociais a partir das 15 horas. Roberto Loureiro, primeiro a ocupar o cargo de gerente de redes sociais no Brasil explica como a construtora Tecnisa conseguiu vender um apartamento de R$ 500 mil pelo Twitter, e outros casos de sucesso, às 16 horas. “O Poder das mídias sociais no relacionamento com seu cliente”, palestra de Marcelo Tas, às 19h30, fecha encontro.

Serviço



As inscrições para a palestra de Marcelo Tas, que tem custo de R$ 30, e nas oficinas, R$ 10 cada, podem ser feitas na sede do Sebrae/MS na Avenida Mato Grosso, 1661 – Centro. As inscrições para as outras palestras são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.ms.sebrae.com.br.



Para mais informações, ligue para a Central de Relacionamento: 0800 570 0800, ou acesse o blog www.empreendedorismoms.wordpress.com.



SIGA-NOS NO Google News