Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Especialista diz que jovem é maior vítima da violência

Lourenço Melo/ABr - 28 de outubro de 2004 - 08:51

Brasília - A violência no Brasil não é praticada na maior parte pelo jovem, que na verdade é sua maior vítima, conforme se pode ver nas estatísticas. Elas mostram que a maioria das ocorrências é de autoria de maiores de idade. A banalização da violência mostra um desrespeito não só à juventude, mas à sociedade como um todo no país.

Esta é a opinião presidente do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente (Ilanud), professor Oscar Vilhena, um dos participantes do programa "Diálogo Brasil" de hoje, transmitido em rede pública de televisão pela TV Nacional e NBR (canal a cabo), emissoras Radiobras. Para ele, há violência promovida pelo Estado, pela polícia, que é paga para proteger os direitos do cidadão

Segundo o professor Vilhena, também o desrespeito ao direito alheio na nossa cultura. Isso vem do ponto mais alto da cadeia de autoridade até o mais baixo, segundo Vilhena. A elite brasileira, para o professor, tem a sensação de que está acima da lei, de que as outras pessoas são inferiores e tudo isso mostra uma crise no estado de direito. Ele lembra o episódio da morte do índio Pataxó em Brasilia, em um dos jovens acusados, ao ser perguntado porque colocaram fogo na vítima disse que ”Não sabia que se tratava de um índio”, como se isso justificasse o ato que praticaram..



SIGA-NOS NO Google News