Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Escolas podem participar de prêmio de R$ 50 mil

11 de janeiro de 2007 - 18:48

As campanhas de prevenção à Aids e demais doenças sexualmente transmissíveis terão um importante reforço em 2007 por parte do Governo Federal. Os ministérios da Educação e da Saúde serão aliados em um projeto pedagógico que vai distribuir preservativos (camisinhas) no ambiente escolar. As camisinhas, antes distribuídas apenas em postos de saúde, agora estarão acessíveis também aos adolescentes nas escolas.

Um concurso nacional destinado a alunos dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), pretende estimular a elaboração de um projeto pedagógico e de uma máquina dispensadora de preservativos, semelhante às de refrigerantes. "A intenção é associar a tecnologia do aparelho a uma tecnologia social capaz de desenvolver uma cultura de saúde e prevenção para esses jovens", explicou a coordenadora-geral de articulação da Secretaria
de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Rosiléa Wille. O projeto vencedor receberá o Prêmio de Inovação Tecnológica em Prevenção de DST, HIV e Aids.

O objetivo do projeto não é apenas distribuir preservativos gratuitamente, mas elaborar uma ação educativa capaz de esclarecer os alunos sobre a necessidade de se proteger das doenças sexualmente transmissíveis.

Acesso - A facilidade de acesso ao preservativo deve aumentar a adesão dos adolescentes ao método. Hoje, grande parte dos jovens ainda tem vergonha de ir ao posto de saúde ou à farmácia para comprar a camisinha. "A proposta foi apresentada na Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, em novembro passado, e a recepção foi muito boa por parte do público em geral", afirmou a coordenadora de políticas de educação profissional e tecnológica do MEC, Caetana Rezende da Silva.

Inscrição - Cada Cefet pode inscrever várias equipes no concurso. As equipes devem ser formadas por pelo menos um professor e cinco alunos. A equipe vencedora ganhará um prêmio em dinheiro no valor de R$ 50 mil. Estima-se que o protótipo desenvolvido a partir do concurso esteja em toda a rede de ensino já em 2008. O prazo de inscrição vai até o dia 16 de março e, para participar, basta acessar a página eletrônica do prêmio:


Fonte: Ministério da Educação

SIGA-NOS NO Google News