Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Escola Evangélica inova e, em parceria com Chapadão, recria o "Fisicucas"

Redação - 02 de junho de 2016 - 15:38

FISICUCAS: Os “encucados” com a Física.

Trata-se de um grupo de alunos, inicialmente do Ensino Médio da Escola EVANGÉLICA Avivamento Bíblico de Cassilândia e da Escola CEPE de Chapadão do Sul, sob a orientação e supervisão do Professor Mestre Valmir Ancelmo Dias (*). Ele é professor de Física nas duas Escolas.

Em Cassilândia, as reuniões ocorrerão aos sábados, das 9:00 às 10:30 (MS), na Escola EVANGÉLICA; e em Chapadão do Sul, na Escola CEPE, as terças-feiras das 16:00 às 17:30 (MS).

Os dois grupos manterão contato via redes sociais e, no futuro, serão marcados encontros presenciais para o compartilhamento dos estudos realizados por cada grupo.

A criação deste Grupo de Estudos e Discussões surgiu devido a, tanto numa quanto na outra escola, durante as aulas, alguns alunos questionarem sobre assuntos mais aprofundados do que os tradicionalmente trabalhados no Ensino Médio – para valorizar estes questionamentos e aproveitar o interesse desses alunos.

A partir da iniciativa do Professor Valmir Dias e da aceitação imediata dos alunos, as Diretoras de ambas as Escolas aprovaram a ideia e se colocaram à disposição para a execução da proposta.

O nome FISICUCAS foi sugerido pelo Professor Valmir, ao grupo de alunos da Escola EVANGÉLICA, devido à realização de três Mostras de Física (em 2008, 2009 e 2010) nesta Escola, as quais tinham esse nome – que na época foi sugerido e escolhido pelos alunos do Ensino Médio de 2008. O Grupo aceitou unanimemente a sugestão e, então, no dia 12 de maio de 2016 foi “ressuscitado” o FISICUCAS, porém, numa outra versão – um Grupo de Estudos e

Discussões sobre Física, podendo até promover outras Mostras semelhantes às realizadas no passado. E, agora, contando com a inclusão dos alunos da Escola CEPE.

Porém, podem fazer parte deste grupo qualquer pessoa, alunos do Ensino Médio ou professores das mais diversas áreas, curiosos sobre a Física (Clássica ou Contemporânea), que queiram ler, discutir e aprender sobre os mais variados temas envolvendo esta Ciência. Inclusive, em Cassilândia, já temos em nosso grupo uma aluna da Escola Estadual Rui Barbosa. Esperamos, em breve, contar com a participação de muitos outros alunos das demais escolas da Cidade (tanto em Cassilândia quanto em Chapadão do Sul).

OBS.: Ainda não foram inclusos, no Grupo FISICUCAS, os alunos do Colégio ALICERCE (Chapadão do Céu – GO) devido à indisponibilidade de horário do professor.

Pessoas interessadas procurar a Secretaria da Escola, pessoalmente ou pelo telefone (67) 3596-6003.

(*) Valmir leciona na Educação Básica desde 1995 e no Ensino Superior desde 2006. Mestre em Matemática (UNESP – IBILCE – Campus Avançado de Ilha Solteira – SP). Especialista em Didática e Metodologia para o Ensino de Matemática (FIC – Cassilândia – MS). Licenciado em Matemática com Ênfase em Ciências da Computação (UNIDERP – Campo Grande – MS). Técnico em Agropecuária (EAFRV – Rio Verde – GO). Atualmente leciona Física no Ensino Médio na Escola EVANGÉLICA Avivamento Bíblico (Cassilândia – MS); Física no Ensino Fundamental e Médio na Escola CEPE (Chapadão do SUL – MS); Física no Ensino Fundamental e Médio no Colégio ALICERCE (Chapadão do Céu – GO); Fundamentos de Matemática, Estatística e Gestão e Análise de Custos na FACHASUL (Chapadão do Sul – MS / Cursos de Administração e Ciências Contábeis); Desenho Geométrico, Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio e Estatística Básica (UEMS – Cassilândia – MS / Cursos de Matemática e Agronomia).

SIGA-NOS NO Google News