Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/08/2012 20:09

Escola do interior tem nota mais alta do Ideb em MS

Nadyenka Castro, Campo Grande News

“Nosso trabalho é bastante disciplinado”, define Vilma Oliveira da Cruz, sobre o diferencial da Escola Estadual Dom Aquino Correa, que teve a maior nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Mato Grosso do Sul: 7,5. A nota corresponde às séries iniciais do Ensino Fundamental.

O colégio fica em Amambai, a 360 quilômetros de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai. A distância da Capital e a proximidade com o país vizinho não são empecilhos para que lá seja realizado trabalho que rende frutos: “Nas quatro avaliações nós tiramos nota máxima. Em 2009 foi 7 e agora 7,5”, lembra Vilma, diretora da escola desde 2003.

De acordo com Vilma, o trabalho realizado com os 656 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio é baseado na organização, principalmente quando há indisciplina e baixo rendimento escolar.

“O aluno e os pais precisam corresponder às normas. Somos bastante exigente. Se o aluno chegar atrasado, por exemplo, só entra com a presença de um dos pais”, afirma Vilma, explicando que cada estudante tem uma pasta onde os professores anotam informações sobre o comportamento e desempenho.

Quando é preciso, a direção chama os pais. “Esse pai precisa acompanhar mais a vida em casa”, diz. Com os pais dos alunos que apresentam mais dificuldades é feita reunião bimestral. “Mas dificilmente temos problema de indisciplina”, enfatiza.

A maior dificuldade da escola, declara Vilma, é em relação ao espaço. “Ficamos dentro do prédio da universidade. Então é difícil fazer reunião e eventos”.

Ideb -Nas séries iniciais do Ensino Fundamental as notas da Escola Estadual Dom Aquino Correa foram: 5,6 (2005); 6,6 (2007); 7 (2009) e 2011 (7,5).

Nas séries finais do Ensino Fundamental as notas foram: 5,4 (2005); 4,8 (2007); 5,4 (2009) e 5,5 (2011).

Avaliação -O Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Os resultados do Ideb permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)