Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Equipe de MS ganha o brasileiro

Thobias Bambil - 14 de maio de 2004 - 11:01

A equipe sul-mato-grossense de Tiro Paraolímpico participou dos Jogos Paraolímpicos do Brasil, em São Paulo, realizado no período de 06 a 12 de maio deste ano. O evento contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, onde a elite do Paradesporto Nacional esteve reunida para anunciar os paraatletas que representarão o Brasil em Atenas.

A equipe do Mato Grosso do Sul esteve composta por uma delegação de 19 pessoas, incluindo atletas e dirigentes. Os atletas obtiveram ótimos resultados na competição, sendo que todos os participantes do MS receberam medalhas. A atleta Rita de Cássia Pimenta conquistou o primeiro lugar na modalidade “Carabina de Ar em Pé Feminino”; Benedito Santana conquistou o segundo lugar na modalidade “Carabina de Ar em Pé Masculino”; os atletas Josué Pereira da Silva, Maurílio Andrade da Paz e Aparecido Lins de Assunção conquistaram o 3º lugar na modalidade “Pistola de Ar Masculino”; enquanto Benedito Santana da Silva, Nestor José dos Santos e Benedito Ramos Ozinaga obtiveram 3ª colocação por equipe na “Carabina de Ar Masculino”. O resultado da competição valeu para o ranking nacional. Os atletas de basquetebol e futebol da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul ficaram com a medalha de bronze.

A equipe de Tiro Paraolímpico do Estado é formada por policiais acidentados em trabalho e foi criada a partir de projeto apresentado pela terapeuta ocupacional Joelma Gabriel Vieira. "O esporte serve como uma terapia e é nele que encontramos nosso reconhecimento na sociedade e perante a corporação policial. Através do tiro paraolímpico, voltamos a ter auto-estima e nosso exemplo é visto inclusive como incentivo para outros deficientes físicos", explicou o atleta Carlos Alberto Nascimento, afirmando que há o interesse de policiais do interior em participar da associação e a intenção da equipe de trazê-los para os treinos em Campo Grande.

O Tiro Paraolímpico é uma modalidade nova no país e foi implantado pelo CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro). Mato Grosso do Sul é o único Estado da federação onde o governo estadual, através da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, auxilia diretamente a modalidade. A partir do próximo ano começa um novo ciclo paraolímpico (2005/2008). Em 2005 serão realizados os campeonatos abertos; em 2006 os jogos mundiais da modalidade; em 2007 os jogos Parapanamericanos, no Rio de Janeiro e em 2007 as paraolimpíadas, no exterior.




SIGA-NOS NO Google News