Cassilândia, Segunda-feira, 27 de Março de 2017

Últimas Notícias

27/02/2009 15:36

Entrevista: você conhece a Engenharia Civil?

Bruna Girotto

José e Aline são pai e filha. Tem parentes em Cassilândia e seguiram o mesmo caminho: a Engenharia Civil. Ele trabalha em Araçatuba (SP) e ela em Belo Horizonte (MG). O Cassilândia News conversou com os dois sobre a profissão de Engenheiro Civil e a construção civil.

Cassilândia News - O que o Engenheiro Civil faz?

José e Aline - O engenheiro civil pode atuar em diversas áreas. São elas: Construção Civil - Concepção, execução e fiscalização de obras civis – como residenciais, prediais, obras de arte, pontes, viadutos, estádios e barragens. Estruturas - Elaboração e execução de projetos estruturais de edifícios comerciais e residenciais, galpões industriais, estádios, pontes, viadutos, reservatórios e outros. Transportes - Elaboração e execução de projetos viários, planejamento e gerenciamento de transportes urbanos, elaboração de planos diretores de transportes públicos, projeto e construção de estradas, ferrovias, hidrovias e portos. Hidráulica e Recursos Hídricos - Desenvolvimento de recursos hídricos para melhorar o uso benéfico da água pela sociedade – como abastecimento de água, irrigação, usinas hidrelétricas, navegação, controle de secas e cheias e drenagens pluviais, entre outros. Sanitária e Ambiental - Elaboração e execução de projetos de sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, controle de vetores, avaliação de impactos ambientais, controle da poluição do ar, da água e do solo e gestão ambiental. Solos e Geotecnia - Elaboração e execução de projetos fundações e contenções, execução de sondagens e prospecções do solo, controle de erosões, barragens de terra, entre outros. Com a flexibilização curricular, os alunos podem adquirir uma sólida e abrangente visão, cursando disciplinas optativas relacionadas às áreas que considerarem mais interessantes.

Cassilândia News - Quais os trâmites que o que Engenheiro Civil deve seguir para construção de uma casa ou edifício?

José e Aline - Em primeiro lugar deve-se procurar o Código de Obras e o Código Sanitário do Estado e do município para verificar as especificações e restrições nele contidas. Após a elaboração do projeto devem ser verificados na prefeitura os trâmites para aprovação do mesmo.

Cassilândia News - Mesmo com a crise financeira, o presidente do SindusCon/SP prevê aumento de 3,5% a 4,5% na construção civil. Como engenheiros, quais as dicas para se gastar pouco quando resolver construir seu imóvel?

José e Aline - A dica mais importante é elaborar um projeto enxuto sem, por exemplo, projetar grandes vãos livres ou estruturas com concreto aparente tendo em vista o alto custo do aço e do concreto. Outra dica importante é você mesmo administrar a obra, fazendo cotação de preços tanto de material quanto de mão de obra.

Cassilândia News - Se você elaborar um projeto de uma imóvel para Cassilândia (MS), pensando no moderno e na história da cidade, como ele seria?

José e Aline - Um projeto bem elaborado com uma fachada interessante, certamente seria um referencial na cidade.

Cassilândia News - Por que uma pessoa que se formou no Ensino Médio, deveria escolher o curso de Engenharia Civil para fazer?

José e Aline - O curso de Engenharia Civil apesar de exigir muita disciplina e estudo, é uma ótima escolha por proporcionar ao Engenheiro Civil Formado uma carreira muito gratificante. A escolha por Engenharia Civil tem muito a ver com a aptidão pelas disciplinas matemática, física e demais matérias do ramo de exatas. Se observarmos ao nosso redor, tudo é engenharia: pontes, aeroportos, ruas, avenidas, cidades, hospitais, edifícios, estradas, residências, etc.

Aline Botini Tavares (alinebtavares@yahoo.com.br) Telefones para contato: (31) 3484-8182 e (31) 9132-2548 Graduação: Engenharia Civil. Mestrado: Engenharia Civil – Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais Ambos pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Campus Ilha Solteira.

José de Assis Tavares ( joseassist@yahoo.com.br – joset@cetesbnet.sp.gov.br) Telefones: (18)3622-1634 (18)3623-6838 (18)97861707 Graduação: Engenharia Civil – Escola de Engenharia de Lins – Lins-SP. Especialização: Gestão Ambiental – UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – Campinas-SP.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Março de 2017
Domingo, 26 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)