Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/02/2009 15:36

Entrevista: você conhece a Engenharia Civil?

Bruna Girotto

José e Aline são pai e filha. Tem parentes em Cassilândia e seguiram o mesmo caminho: a Engenharia Civil. Ele trabalha em Araçatuba (SP) e ela em Belo Horizonte (MG). O Cassilândia News conversou com os dois sobre a profissão de Engenheiro Civil e a construção civil.

Cassilândia News - O que o Engenheiro Civil faz?

José e Aline - O engenheiro civil pode atuar em diversas áreas. São elas: Construção Civil - Concepção, execução e fiscalização de obras civis – como residenciais, prediais, obras de arte, pontes, viadutos, estádios e barragens. Estruturas - Elaboração e execução de projetos estruturais de edifícios comerciais e residenciais, galpões industriais, estádios, pontes, viadutos, reservatórios e outros. Transportes - Elaboração e execução de projetos viários, planejamento e gerenciamento de transportes urbanos, elaboração de planos diretores de transportes públicos, projeto e construção de estradas, ferrovias, hidrovias e portos. Hidráulica e Recursos Hídricos - Desenvolvimento de recursos hídricos para melhorar o uso benéfico da água pela sociedade – como abastecimento de água, irrigação, usinas hidrelétricas, navegação, controle de secas e cheias e drenagens pluviais, entre outros. Sanitária e Ambiental - Elaboração e execução de projetos de sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, controle de vetores, avaliação de impactos ambientais, controle da poluição do ar, da água e do solo e gestão ambiental. Solos e Geotecnia - Elaboração e execução de projetos fundações e contenções, execução de sondagens e prospecções do solo, controle de erosões, barragens de terra, entre outros. Com a flexibilização curricular, os alunos podem adquirir uma sólida e abrangente visão, cursando disciplinas optativas relacionadas às áreas que considerarem mais interessantes.

Cassilândia News - Quais os trâmites que o que Engenheiro Civil deve seguir para construção de uma casa ou edifício?

José e Aline - Em primeiro lugar deve-se procurar o Código de Obras e o Código Sanitário do Estado e do município para verificar as especificações e restrições nele contidas. Após a elaboração do projeto devem ser verificados na prefeitura os trâmites para aprovação do mesmo.

Cassilândia News - Mesmo com a crise financeira, o presidente do SindusCon/SP prevê aumento de 3,5% a 4,5% na construção civil. Como engenheiros, quais as dicas para se gastar pouco quando resolver construir seu imóvel?

José e Aline - A dica mais importante é elaborar um projeto enxuto sem, por exemplo, projetar grandes vãos livres ou estruturas com concreto aparente tendo em vista o alto custo do aço e do concreto. Outra dica importante é você mesmo administrar a obra, fazendo cotação de preços tanto de material quanto de mão de obra.

Cassilândia News - Se você elaborar um projeto de uma imóvel para Cassilândia (MS), pensando no moderno e na história da cidade, como ele seria?

José e Aline - Um projeto bem elaborado com uma fachada interessante, certamente seria um referencial na cidade.

Cassilândia News - Por que uma pessoa que se formou no Ensino Médio, deveria escolher o curso de Engenharia Civil para fazer?

José e Aline - O curso de Engenharia Civil apesar de exigir muita disciplina e estudo, é uma ótima escolha por proporcionar ao Engenheiro Civil Formado uma carreira muito gratificante. A escolha por Engenharia Civil tem muito a ver com a aptidão pelas disciplinas matemática, física e demais matérias do ramo de exatas. Se observarmos ao nosso redor, tudo é engenharia: pontes, aeroportos, ruas, avenidas, cidades, hospitais, edifícios, estradas, residências, etc.

Aline Botini Tavares (alinebtavares@yahoo.com.br) Telefones para contato: (31) 3484-8182 e (31) 9132-2548 Graduação: Engenharia Civil. Mestrado: Engenharia Civil – Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais Ambos pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Campus Ilha Solteira.

José de Assis Tavares ( joseassist@yahoo.com.br – joset@cetesbnet.sp.gov.br) Telefones: (18)3622-1634 (18)3623-6838 (18)97861707 Graduação: Engenharia Civil – Escola de Engenharia de Lins – Lins-SP. Especialização: Gestão Ambiental – UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – Campinas-SP.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)