Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/12/2008 13:16

Entrevista com Maria Anita Medeiros

Maria Anita Medeiros é superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (SENAR/MS) desde janeiro de 2007 e nessa entrevista fala da importância do planejamento estratégico para uma empresa e para o agronegócio de Mato Grosso do Sul.


Como funciona o Planejamento Estratégico?
O planejamento estratégico é feito a cada ano e para isso contratamos uma empresa de consultoria especializada no assunto para nos auxiliar nessa tarefa. No ano passado nós fizemos o planejamento no início da nossa gestão, para dar diretrizes e embasar as nossas metas e ações. Depois, ao longo do ano, executamos, fomos aprimorando e implantando novos projetos. Neste final de ano (2008) reavaliamos tudo o que foi feito. Melhoramos alguns pontos do planejamento e decidimos o nosso “norte” para o ano que vem.




Quem participa?
Toda a equipe do SENAR, gestores, equipe técnica e equipe operacional. Dessa maneira podemos visualizar a quem servimos, o porquê nós estamos aqui, o que cada um da equipe faz e quais são as relações construídas e necessárias em toda a execução das atividades do SENAR. Primeiro nós damos uma concepção para todos do que é o planejamento estratégico e a sua importância até chegar à discussão do que cada um faz em seu dia, onde cada um atua, quais impactos isso gera e como é que tudo isso contribui para chegar a uma visão. Tudo isso faz parte da nossa visão de sabermos o que queremos quando crescer e onde nós queremos estar em 2010.




Qual é a importância do planejamento estratégico?
A importância está em poder verificar qual é a relevância do seu trabalho e qual o impacto que você causa, porque é uma relação de causa e efeito, você age aqui e isso impacta nos nossos parceiros e nos nossos produtores. A importância é você estar a cada momento com a periodicidade programada analisando os pontos fortes, os pontos fracos e as ameaças que o setor passa para que possamos atender e poder trabalhar de acordo com essa verificação.




Qual é a missão do SENAR/MS no cenário atual?
Nossa missão é promover a educação, a informação e o conhecimento em agronegócio à comunidade rural de Mato Grosso do Sul com inovações e competência contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado. Esse ano nós fizemos uma grande ampliação em nossa visão, pretendemos que o SENAR/MS seja uma instituição de referência em educação profissional que promova o empreendedorismo por meio da inovação, conhecimento e tecnologia. Até então, o empreendedorismo não era uma coisa muito clara no planejamento da instituição, mas com o trabalho das capacidades empreendedoras dos produtores rurais e dos funcionários da Casa, nós podemos notar que isso é algo fundamental.




Como você avalia os resultados da atual equipe do SENAR/MS?
Essa é uma equipe nova que está começando, mas que já apresenta muitos resultados e que tem muita vontade de fazer a diferença. Eles são o SENAR e incorporaram a missão da instituição. Além disso, essa nova equipe está muito comprom! etida co m essa visão de tornar o SENAR uma instituição de referência. Eles certamente estão respondendo ao chamado de querer mudar e melhorar sempre.




Dentro do planejamento estratégico estão previstas ações capacitem e motivem os funcionários?
Sim, essas ações são fundamentais. Nós vamos trabalhar motivação, atitudes, engajamento, participação e o desenvolvimento de cada funcionário. Com isso a corporação e toda a equipe, trabalham criatividade, inovação para melhorar cada vez mais tendo sempre em mente ser uma instituição de referência. No planejamento desse ano decidimos que essa equipe, seja mais um time que vai ajudar a implementar e monitorar as ações do próprio planejamento e também de gestão.




Quanto às metas traçadas no planejamento de 2007/ 2008, elas foram cumpridas?
Todos os objetivos e metas foram cumpridos e superados. Além disso, foram implantados criados cinco novos projetos para o ano que vem.



Autor: Fabiane Sato e Tatiane Queiroz/Estagiária

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)