Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Entra em vigor amanhã novas regras ortográficas

Paulo Fernades, Campo Grande News - 31 de dezembro de 2008 - 07:43

A partir de amanhã (1º de janeiro) entram em vigor as novas regras da ortografia (maneira de escrever as palavras) da língua portuguesa. As mudanças são apenas na escrita, a pronúncia permanece a mesma. Além disso, até dezembro de 2012 haverá duas normas ortográficas em vigor, a atual e a nova.

Pela nova norma, o trema será extinto; o uso do hífen passa a seguir novas regras; as letras w, y e k perdem a condição de clandestinas e voltam a integrar o idioma e; a aplicações dos acentos gráficos mudam.

Com o retorno das letras w, y e k, o alfabeto passa a ter 26 letras. Na prática, as três letras nunca deixaram de fazer parte do nosso idioma, mas deixam a condição de marginais. Elas já são usadas na escrita de símbolos de unidades como km (quilômetro), kg (quilograma) e W (watt) e em palavras e nomes estrangeiros e seus derivados como show, playboy, playground e kung fu.

Outra mudança importante é o fim do acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas. Por exemplos, a palavra alcatéia passa a ser alcateia; assembléia virará assembleia; andróide será androide e apóia, do verbo apoiar, fica apoia, entre outros.

Também nas palavras paroxítonas, não haverá mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo. Exemplos: bocaiúva passará a ser bocaiuva; e feiúra será escrita feiura.

A reforma acaba ainda com o acento das palavras terminadas em êem, ôo e ôos como abençôo (que passa a ser abençoo), lêem (leem) e vôos (voos).

Os acentos diferenciais são outros que entram em extinção. A exceção fica por conta de pôde (pretérito perfeito do indicativo do verbo poder, na 3ª pessoa do singular), pôr (verbo) e dos acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir e os derivados deles (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir, entre outros).

Até mesmo a palavra “pára”, do verbo parar, passa a ser escrito sem o acento, como a preposição para. O mesmo acontece com pêlo(s).

Já o acento circunflexo para diferenciar as palavras forma e fôrma passa a ser optativo. O guia prático Michaelis da nova ortografia mostra a importância de se manter o acento: "Qual é a forma da fôrma do bolo?".

Além dessas alterações, haverá mudanças também no uso do hífen. Em sua visita a Campo Grande, em novembro, o renomado apresentador do programa Nossa Língua Portuguesa, da TV Cultura, Pasquale Cipro Neto, explicou, que existem controvérsias sobre algumas regras, que não estão claras.

SIGA-NOS NO Google News