Cassilândia, Terça-feira, 04 de Agosto de 2020

Últimas Notícias

07/06/2020 11:00

Entenda a Cirurgia Colorretal por Videolaparoscopia

Fonte: Portal Coloproctologia

Redação
Entenda a Cirurgia Colorretal por Videolaparoscopia

O que é videolaparoscopia
O acesso videolaparoscópico, ou videocirurgia, é uma técnica em que se opera através e uma câmera de alta resolução (endocâmera) e com instrumentos especiais de proporções reduzidas que entram na cavidade através de pequenos tubos chamados trocartes. As imagens do campo operatório são observadas pelo cirurgião em um monitor de vídeo que amplia o tamanho, com riqueza de detalhes, as estruturas a serem operadas.

É uma cirurgia minimamente invasiva porque reduz o grau de trauma das estruturas já que os acessos (incisões) para a passagem dos instrumentos são bem diminutos, medindo de 0,5 a 1,4 cm. Realizada com anestesia geral, permite que o cirurgião faça as mesmas cirurgias que a via aberta, embora com incisões bem pequenas. Em alguns casos pode ser realizada incisão um pouco maior para a passagem da mão para dentro da cavidade, ou mesmo para retirada de algumas estruturas maiores.

Videocirurgia Colorretal
Após quase 18 anos de evolução, a cirurgia do intestino grosso pelo acesso videolaparoscópico tornou-se muito segura. Os novos equipamentos, materiais e um melhor treinamento dos cirurgiões também tornaram esta técnica muito eficiente para o tratamento de quase todas as doenças colorretais. Hoje é um acesso muito empregado para o tratamento da maioria das doenças do intestino.

As evidências médicas mostram sua indicação preferencial para várias doenças do intestino grosso. Na doença diverticular do
cólon sigmoide este tipo de técnica é a opção padrão ouro de tratamento. Também é utilizada com vantagens no tratamento da doença de Crohn íleo-cecal, da retocolite ulcerativa, da polipose familiar, do prolapso retal completo e dos pólipos colorretais com indicação cirúrgica.

A recuperação pós-operatória dos pacientes é mais rápida, a dor é reduzida e a alimentação pode ser precoce, possibilitando menor permanência hospitalar e retorno mais precoce às atividades pessoais. Outras vantagens dessa operação são: a baixa incidência de complicação (20%) e de mortalidade pós-operatória (1%). Os pacientes de maior risco operatório, como os obesos e idosos, também se beneficiam da utilização dessa técnica.

Os fatores principais para esses benefícios são: redução do trauma e do estresse cirúrgico, influenciando em uma melhor preservação da imunidade e da defesa dos pacientes.

Nos pacientes com câncer do intestino grosso essa técnica pode ser usada com taxa de cura semelhante a da cirurgia convencional ou aberta, porém com melhor recuperação pós-operatória.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 04 de Agosto de 2020
Segunda, 03 de Agosto de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Domingo, 02 de Agosto de 2020
19:51
Chapadão do Sul/Paranaiba
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)