Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/05/2004 15:24

Ensino fundamental será avaliado em todo o País

Assessoria MEC

O governo federal, em parceria com os estados, municípios e universidades, vai implementar políticas e mobilizar a sociedade pela qualidade da educação básica, atuando diretamente na escola. Entre as medidas estão a avaliação do ensino fundamental em todos os estabelecimentos escolares do País, a realização de uma pesquisa com os pais dos alunos e comunidade escolar e a criação da Escola Nacional de Gestores Escolares. Ao mesmo tempo, serão desenvolvidos programas para melhorar a qualidade do aprendizado dos estudantes brasileiros. A proposta foi apresentada ontem, 5, pelo ministro Tarso Genro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que determinou a sua execução.

Está prevista para novembro a aplicação de provas e questionários a 7,5 milhões de alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental de 169 mil escolas. Para que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) seja ampliado, será criada a Rede Nacional de Avaliação com a participação de estados e municípios que aderirem ao programa. Em 2005, a avaliação será estendida à 3ª série do ensino médio.

Avaliação – Ao realizar uma avaliação periódica do desempenho dos alunos por escola, o governo pretende valorizar o processo de aprendizagem, promover políticas de eqüidade e incentivar a participação da comunidade escolar. Outra finalidade é estimular a formação de sistemas estaduais e municipais de avaliação autônomos e a associação deles com as instituições de ensino superior para a definição de programas de formação de professores.

Com a avaliação ampliada, os governos poderão identificar as escolas com boa qualidade de aprendizado, que serão parâmetros para os demais estabelecimentos da educação básica. “As secretarias de Educação poderão, a partir dos dados estatísticos e pedagógicos, estabelecer políticas de valorização da qualidade da educação por unidade escolar, levando em conta as diversidades e especificidades”, argumenta Eliezer Pacheco, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), que coordenará a avaliação.

Desde que foi criado, em 1990, o Saeb é realizado, a cada dois anos, por amostragem, nas 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, em Matemática e Língua Portuguesa, com a participação de 300 mil estudantes. A última aplicação ocorreu no ano passado.

Sensibilização – Em junho deste ano, será realizada uma pesquisa sobre a percepção dos pais dos estudantes em relação à escola. O objetivo é, além de colher informações sobre a situação dos estabelecimentos de ensino, sensibilizar a comunidade escolar para que esta também se preocupe com a qualidade da educação.

De acordo com os dados oficiais, 96,4% das crianças de 7 a 14 anos estão na escola, mas de cada cem alunos que iniciam o ensino fundamental, 40 não o concluem. Na 4ª série, 59% dos estudantes não sabem ler de forma competente e, na 8ª série, 58% estão abaixo do desempenho esperado em matemática.

Diretores – Nos próximos três anos, o Ministério da Educação pretende que 48 mil diretores de escola participem de programa de formação. Será lançada, até outubro, a Escola Nacional de Gestores Escolares, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O projeto será testado este ano com cem dirigentes e implementado a partir de janeiro de 2005. No País, há cerca de 240 mil diretores.

Ao governo federal caberá elaborar parâmetros e currículo mínimo e produzir o programa de educação a distância. Será papel dos estados e municípios produzir material de apoio e instituir premiação de resultados.

Mobilização – Para desencadear o processo de melhoria da educação básica, está prevista uma série de encontros do presidente da República e do ministro da Educação com governadores, prefeitos e secretários estaduais e municipais. Está programada, também, uma reunião do ministro Tarso Genro com secretários estaduais e municipais de Educação para debater o Plano Nacional de Qualidade da Educação Básica e preparar um seminário sobre o assunto. Durante esses encontros, serão apresentados os resultados do Saeb 2003.

Repórter: João Luiz Mendes

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)