Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

09/11/2004 08:18

Ensino a distância terá 17.600 vagas

Aline Beckestein/ABr

A partir do primeiro semestre do ano que vem serão oferecidas 17.600 vagas para os cursos universitários de Matemática, Física, Química, Pedagogia e Biologia, pelo método de ensino a distância. Para isso, o Ministério da Educação criará nove consórcios, já definidos no dia 27, com 39 instituições públicas de ensino superior.

De acordo com o secretário de Educação a Distância do MEC, Marcos Dantas, os cursos foram escolhidos devido à carência de 270 mil professores dessas matérias no ensino médio e fundamental, e na disciplina de Ciências da 4ª à 8ª série, representando cerca de 25% dos profissionais. Além de facilitar o ingresso de estudantes que moram em áreas de menor acesso à universidade ou que trabalham fora, os cursos serão essenciais para "fixar os alunos nas suas cidades de origem e evitar a carência de profissionais especializados em cidades do interior".

O secretário disse ainda que "essa orientação estratégica para o ensino universitário a distância é uma iniciativa pioneira no país: é a primeira vez que o MEC faz uma chamada pública para formar um consórcio desta qualidade. Antes, só havia iniciativas isoladas". Até o final do ano, acrescentou, o governo investirá R$ 14 milhões, e a previsão para o ano que vem é que sejam gastos mais R$ 20 milhões.

O diretor de Política da secretaria, Sérgio Franco, informou que o MEC já tem definidos métodos de avaliação e acompanhamento para garantir que os cursos a distância tenham a mesma qualidade dos cursos presenciais. "É bom desmistificar a idéia de que curso a distância significa juntar o material e ganhar diploma. Os cursos contarão com atividades presenciais e terão que respeitar o tempo previsto pela legislação e pelo projeto da universidade", disse.

O secretário Marcos Dantas também anunciou que o Rio de Janeiro sediará, entre os dias 1º e 3 de dezembro, o I Congresso Internacional de Educação a Distância.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)