Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/11/2004 08:18

Ensino a distância terá 17.600 vagas

Aline Beckestein/ABr

A partir do primeiro semestre do ano que vem serão oferecidas 17.600 vagas para os cursos universitários de Matemática, Física, Química, Pedagogia e Biologia, pelo método de ensino a distância. Para isso, o Ministério da Educação criará nove consórcios, já definidos no dia 27, com 39 instituições públicas de ensino superior.

De acordo com o secretário de Educação a Distância do MEC, Marcos Dantas, os cursos foram escolhidos devido à carência de 270 mil professores dessas matérias no ensino médio e fundamental, e na disciplina de Ciências da 4ª à 8ª série, representando cerca de 25% dos profissionais. Além de facilitar o ingresso de estudantes que moram em áreas de menor acesso à universidade ou que trabalham fora, os cursos serão essenciais para "fixar os alunos nas suas cidades de origem e evitar a carência de profissionais especializados em cidades do interior".

O secretário disse ainda que "essa orientação estratégica para o ensino universitário a distância é uma iniciativa pioneira no país: é a primeira vez que o MEC faz uma chamada pública para formar um consórcio desta qualidade. Antes, só havia iniciativas isoladas". Até o final do ano, acrescentou, o governo investirá R$ 14 milhões, e a previsão para o ano que vem é que sejam gastos mais R$ 20 milhões.

O diretor de Política da secretaria, Sérgio Franco, informou que o MEC já tem definidos métodos de avaliação e acompanhamento para garantir que os cursos a distância tenham a mesma qualidade dos cursos presenciais. "É bom desmistificar a idéia de que curso a distância significa juntar o material e ganhar diploma. Os cursos contarão com atividades presenciais e terão que respeitar o tempo previsto pela legislação e pelo projeto da universidade", disse.

O secretário Marcos Dantas também anunciou que o Rio de Janeiro sediará, entre os dias 1º e 3 de dezembro, o I Congresso Internacional de Educação a Distância.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)