Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/02/2005 09:48

Engenheiro de Sinop usa isopor na construção civil

24 Horas News

Um engenheiro de Sinop realiza há mais de um ano um trabalho de aproveitamento do isopor inutilizado por empresas e moradores do município. “Trabalho em conjunto com os catadores de papelão da cidade, eles coletam o isopor a meu pedido. Eu faço a trituração misturando-o ao concreto na fabricação de blocos e lajes substituindo boa parte da pedra brita. Isso torna o bloco mais leve e térmico”, disse ao Só Notícias, Renato Curvo Sobrinho, responsável pela reciclagem.

Segundo Renato, os blocos são fabricados de acordo com a utilização. Por exemplo, para lajes mistura-se o isopor na própria betoneira e para blocos de parede é necessário acrescentar um tipo de resina para criar liga e torna-lo mais resistente.

“Durante um ano realizei pesquisas e testes de resistência, combustão, impermeabilização e dosagem de cada produto utilizado para liga. Há 4 meses fabrico e vendo, estou agora produzindo blocos para a construção das casas populares”, ressaltou.

O isopor é um material inflamável, ele apenas derrete com o calor o que o torna mais resistente e apto para ser aplicado ao concreto, “esse trabalho só não pode ser empregado nas estruturas, como nos pilares de sustentação, vigas e fundação. Mas é muito bom para os postes de jardins, muros e para o solo arenoso de Sinop é excelente, pois é mais leve”, afirmou Renato.

Para a fabricação dos blocos com isopor o custo é o mesmo da fabricação com pedras por causa do transporte, frete e o número de funcionários que chega a passar de 2 para 4. Mas para as construtoras a economia e de até 50%. O isopor leva de 200 a 300 anos para se decompor.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)