Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/06/2008 13:59

Encontro Regional de Pedagogia em Campo Grande

Ao colocar os filhos na escola, os pais não fazem idéia dos desafios diários enfrentados por professores, coordenadores, educadores de uma forma geral. São atos de indisciplina, recursos limitados para despertar o interesse do aluno, isso, em sua maioria, em meio a uma remuneração longe do ideal. Não é à toa que preparar os profissionais do ensino de forma que este seja capaz de tornar a rotina escolar mais eficiente e atrativa é a melhor alternativa para aumentar o desempenho dos estudantes.

E é com o objetivo de capacitar e apresentar a professores, coordenadores e diretores de escolas dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás técnicas e abordagens capazes de aprimorar o aprendizado em sala de aula é que acontece em Campo Grande, nos dias 6 e 7 de junho (sexta-feira e sábado), o I Encontro Regional de Pedagogia do Centro-Oeste 2008. Sob realização do Sistema Maxi de Ensino, a expectativa é reunir cerca de 150 educadores de escolas, no hotel Bristol, localizado à Av. Afonso Penna, 444 – Amambaí. Ao todo, serão 15 palestras gratuitas com temas que focam relacionamento, criatividade, sabedoria, planejamento e automotivação.

Entre as discussões do I Encontro Regional de Pedagogia Centro-Oeste 2008 está a metodologia da Pedagogia Afetiva – aprendizado e afetividade devem andar juntos. O método foi desenvolvido pelo Sistema Maxi de Ensino, presente hoje em 380 escolas conveniadas das redes privada e pública em 21 estados, Distrito Federal e também no Japão, abrangendo 65 mil alunos. A proposta pedagógica é, no mínimo, diferente: oferecer maior espaço para a afetividade durante o processo de aprendizagem que é a base para o desenvolvimento global do ser humano. Em outras palavras, mostra que o aprendizado deve estar ligado ao ato afetivo, e que o equilíbrio emocional proporciona a aquisição do conhecimento com maior facilidade.

O especialista em Pedagogia Afetiva, professor Dílson Catarino, exemplifica que situações de indisciplina em sala de aula podem ser facilmente resolvidas por meio de um pacto firmado entre professor e aluno logo no início do trabalho. Ele explica que o educador, ao fazer uso de limites por meio de regras pré-estabelecidas, oportunizará ao estudante corrigir-se por iniciativa própria. “Com pactos firmados, regras claras, situações como o professor convidar aluno a sair de sala deixará de existir para dar espaço à auto-correção, ou seja, o estudante fará o processo sem intermédio de terceiros ao perceber que seu comportamento está inadequado”, explica.

No Encontro, os educadores terão acesso também a técnicas de como organizar pequenos espaços em sala de aula; como fazer dos jovens novos leitores, além claro, de aprender novas abordagens para combater a indisciplina na escola.

Na programação ainda serão debatidos no primeiro dia, das 8h às 12h, temas como Ensino para a Vida ou Caminhos para uma Escola de Qualidade; Atuação dos Gestores de Escola na Formação Contínua de Professores: diferencial necessário em um cenário competitivo; bem como a Pedagogia Afetiva.

Já no dia 7 de junho, sábado, das 8h às 18h, a Importância da Formação Contínua de Professores; Organização de Pequenos Espaços em Sala de Aula; Jogos e Brincadeiras; a Pesquisa como Instrumento Eficaz no Processo Ensino Aprendizagem; o Planejamento como uma Ferramenta Eficaz para uma Aula de Qualidade; e, por fim, Indisciplina na Escola, encerraram o Encontro.

As inscrições, que são gratuitas, estão abertas e podem ser feitas pelo fone 0800 400 7654 ou pelo e-mail encontropedagogico@sistemamaxi.com.br. No dia 6, das 8 às 12 horas, o Encontro é aberto aos interessados. No dia 7, das 8 às 18 horas, poderão participar apenas professores e coordenadores das escolas conveniadas ao Sistema Maxi de Ensino.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)