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Geral

Encontro Regional de Pedagogia em Campo Grande

02 de junho de 2008 - 13:59

Ao colocar os filhos na escola, os pais não fazem idéia dos desafios diários enfrentados por professores, coordenadores, educadores de uma forma geral. São atos de indisciplina, recursos limitados para despertar o interesse do aluno, isso, em sua maioria, em meio a uma remuneração longe do ideal. Não é à toa que preparar os profissionais do ensino de forma que este seja capaz de tornar a rotina escolar mais eficiente e atrativa é a melhor alternativa para aumentar o desempenho dos estudantes.

E é com o objetivo de capacitar e apresentar a professores, coordenadores e diretores de escolas dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás técnicas e abordagens capazes de aprimorar o aprendizado em sala de aula é que acontece em Campo Grande, nos dias 6 e 7 de junho (sexta-feira e sábado), o I Encontro Regional de Pedagogia do Centro-Oeste 2008. Sob realização do Sistema Maxi de Ensino, a expectativa é reunir cerca de 150 educadores de escolas, no hotel Bristol, localizado à Av. Afonso Penna, 444 – Amambaí. Ao todo, serão 15 palestras gratuitas com temas que focam relacionamento, criatividade, sabedoria, planejamento e automotivação.

Entre as discussões do I Encontro Regional de Pedagogia Centro-Oeste 2008 está a metodologia da Pedagogia Afetiva – aprendizado e afetividade devem andar juntos. O método foi desenvolvido pelo Sistema Maxi de Ensino, presente hoje em 380 escolas conveniadas das redes privada e pública em 21 estados, Distrito Federal e também no Japão, abrangendo 65 mil alunos. A proposta pedagógica é, no mínimo, diferente: oferecer maior espaço para a afetividade durante o processo de aprendizagem que é a base para o desenvolvimento global do ser humano. Em outras palavras, mostra que o aprendizado deve estar ligado ao ato afetivo, e que o equilíbrio emocional proporciona a aquisição do conhecimento com maior facilidade.

O especialista em Pedagogia Afetiva, professor Dílson Catarino, exemplifica que situações de indisciplina em sala de aula podem ser facilmente resolvidas por meio de um pacto firmado entre professor e aluno logo no início do trabalho. Ele explica que o educador, ao fazer uso de limites por meio de regras pré-estabelecidas, oportunizará ao estudante corrigir-se por iniciativa própria. “Com pactos firmados, regras claras, situações como o professor convidar aluno a sair de sala deixará de existir para dar espaço à auto-correção, ou seja, o estudante fará o processo sem intermédio de terceiros ao perceber que seu comportamento está inadequado”, explica.

No Encontro, os educadores terão acesso também a técnicas de como organizar pequenos espaços em sala de aula; como fazer dos jovens novos leitores, além claro, de aprender novas abordagens para combater a indisciplina na escola.

Na programação ainda serão debatidos no primeiro dia, das 8h às 12h, temas como Ensino para a Vida ou Caminhos para uma Escola de Qualidade; Atuação dos Gestores de Escola na Formação Contínua de Professores: diferencial necessário em um cenário competitivo; bem como a Pedagogia Afetiva.

Já no dia 7 de junho, sábado, das 8h às 18h, a Importância da Formação Contínua de Professores; Organização de Pequenos Espaços em Sala de Aula; Jogos e Brincadeiras; a Pesquisa como Instrumento Eficaz no Processo Ensino Aprendizagem; o Planejamento como uma Ferramenta Eficaz para uma Aula de Qualidade; e, por fim, Indisciplina na Escola, encerraram o Encontro.

As inscrições, que são gratuitas, estão abertas e podem ser feitas pelo fone 0800 400 7654 ou pelo e-mail [email protected]. No dia 6, das 8 às 12 horas, o Encontro é aberto aos interessados. No dia 7, das 8 às 18 horas, poderão participar apenas professores e coordenadores das escolas conveniadas ao Sistema Maxi de Ensino.

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