Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Encontro Estadual de Atualização em Hipertensão dia 26

Portal do Governo - 22 de abril de 2007 - 09:13

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai realizar nos dias 26, 27 e 28 de abril o 1º Encontro Estadual de Atualização em Hipertensão. A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, é um dos fatores de risco mais preocupantes para a saúde, porque na maioria das vezes não apresenta sintomas. A recomendação de especialistas é que todos devem medir a pressão regularmente consultando um profissional da saúde. As pessoas que apresentam pressão arterial igual ou superior a 14x9 são consideradas hipertensas.



O encontro promovido pela SES será marcado por três etapas. No dia 26 as ações estão voltadas para os profissionais da saúde, ligados especialmente à atenção básica (programa de saúde da família, por exemplo). Das 8 às 17 horas, eles vão trocar experiências, participar de palestras e atualizar os conhecimentos. Dois profissionais de cada um dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul foram convidados a participar e servirão como mutiplicadores. As atividades serão realizadas no Sesc Horto, em Campo Grande.



Na sexta-feira (27) acontece a abertura oficial do evento, na Praça Ari Coelho, a partir das 7h. Até as 10h também serão realizadas atividades culturais e esportivas na praça. Durante todo o dia os profissionais da saúde farão aferição da pressão arterial e da medida antropométrica (que revela a massa corporal) nos seguintes locais: Banco do Brasil (agência central), Atacadão (saída para São Paulo), restaurante do Sesc (horário de almoço) e Comper Jardim dos Estados.



No último dia do encontro, a partir das 16 horas, a SES promove atividades esportivas na praça Belmar Fidalgo, com a apresentação do Coral do Sesc. O encerramento da programação está previsto para às 19 horas.



Também são parceiros da SES para a realização do evento: Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Unimed, Agiocentro, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), Funesp, entre outros.



Estima-se que em Mato Grosso do Sul cerca de 35% da população acima de 40 anos seja portadora de hipertensão arterial, o que corresponde a aproximadamente 200 mil pessoas.



Karla Tatiane

SIGA-NOS NO Google News