Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/03/2011 13:45

Enchentes e deslizamentos do solo: quem são os responsáveis?

Mauro Hernandez Lozano é instrutor do módulo “Projetos de Geotecnia e Pavimentação” do curso de Des

Todos os anos, diversos estados do Brasil sofrem com enchentes e deslizamentos de solos ocasionados, aparentemente, pelas chuvas de verão. Na verdade, eles são frutos do descaso de proprietários e órgãos públicos que preferem economizar em obras ao invés de investir na aplicação adequada de tecnologias da engenharia civil, que tornam qualquer implantação urbana tecnicamente possível.

Evidentemente, fatores como a intensificação e expansão urbana, a impermeabilização superficial, as canalizações de córregos e rios, a ocupação de encostas, os desmatamentos, as obras de terraplenagem, o lançamento de detritos, lixo urbano e esgoto são variáveis dos problemas de enchentes e deslizamentos de solos. Entretanto, há décadas, estas variáveis deveriam ter sido consideradas nos projetos de engenharia civil, pois já eram conhecidas e poderiam ter sido diagnosticadas e equacionadas.

O fato é que quando não se reveste o projeto de engenharia com os criteriosos fatores de segurança temos uma obra em maior risco. É imperioso falar em riscos de uma obra, quando se reduz custos podendo aumentar o número de vítimas fatais.

Geralmente, a ocupação urbana regular não é problemática, pois para atender os órgãos aprovadores da implantação urbana (loteamento) temos de atender critérios de engenharia civil. Problemas mais graves são de ocupação irregular em regiões montanhosa e planície, próximo de córregos. Nestas condições, sem a proibição resolutiva de órgãos competentes e sem os critérios da boa prática de engenharia, permitimos criar um verdadeiro caos como os presenciados há décadas e agravados com as últimas chuvas. Ressalto que estas chuvas poderiam ter sido consideradas em projetos, mas não há projetos em áreas irregulares. Portanto, o problema não é a implantação urbana, mas sim a execução das obras sem seguir critérios técnicos necessários.

O leitor poderia culpar órgãos competentes por não exigir a responsabilidade técnica dos engenheiros civis responsáveis por estes projetos. Mas a verdade é que todos nós temos de nos aculturar e exigir a aplicação correta da engenharia civil em qualquer obra, desde a construção de uma simples casa até as grandes hidrelétricas, aeroportos, estradas e viadutos.

Para isso, temos de exigir projetos de engenharia completos, não apenas com desenhos e relatórios, mas com as memórias de cálculos justificativos dos parâmetros adotados e estudos de alternativas técnicas e econômicas. Portanto, temos de destacar a boa prática de engenharia e as implantações urbanas regulares como exemplo a ser seguido, o que é obvio, e não permitir que engenharia civil ou os loteamentos regulares sejam os vilões destas tragédias.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)