Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/01/2005 08:42

Enchentes aumentam ocorrência de casos de leptospirose

Agência Notisa

Pesquisa mostra que principais epidemias da doença no município do Rio de Janeiro ocorreram após intenso período de chuvas e atingiram, principalmente, as áreas de Jacarepaguá, Vargem Grande e Barra da Tijuca.

A leptospirose é considerada um importante problema de saúde pública e pode ser adquirida pelo contato com reservatórios animais, principalmente ratos, ou ambientes contaminados por sua urina. No Brasil, e mais especificamente no Rio de Janeiro, as epidemias da doença ocorrem geralmente no verão, período em que há maior volume de chuvas e, conseqüentemente, mais enchentes. Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz.

De acordo com artigo publicado na edição de novembro/dezembro de 2004 dos Cadernos de Saúde Pública, foram notificados no Brasil, durante o período de 1985 a 1997, 35.403 casos da doença, variando de 1.594 em 1987 a 5.576 em 1997, com 3.821 óbitos registrados. A taxa de letalidade média foi de 12,5%. Só no Município do Rio foram registrados, em 1996, 1.732 casos e 51 óbitos. O estudo teve como objetivo descrever a distribuição espacial da leptospirose na cidade, entre 1995 e 2000, identificando os principais fatores de risco ambientais para a ocorrência da doença.

Os pesquisadores constataram que houve uma grande epidemia em 1996, alguns dias após o Município do Rio de Janeiro ter sido assolado por fortes tempestades no mês de fevereiro. Eles também verificaram a ocorrência de pequenos picos nos anos de 1997 e 1998 na mesma época do ano, porém sem a mesma magnitude. Já as incidências de 1999 e 2000 se distribuíram mais uniformemente no transcorrer do período. Os principais focos ocorreram em Jacarepaguá, Vargem Grande e nos arredores da Barra da Tijuca.

A equipe explica que diferenças entre áreas existentes no Rio de Janeiro podem estar facilitando a ocorrência da doença: “o município é caracterizado por muitos contrastes, verificando-se a existência de áreas extremamente ricas, que oferecem excelente qualidade de vida, a alguns metros de regiões que não dispõem de condições básicas de saneamento e coleta de lixo. É justamente essa ‘proximidade’ que parece estar influenciando a ocorrência da leptospirose”.

Dessa forma, segundo os pesquisadores, é importante que seja feita constantemente uma vigilância epidemiológica: “ela permite manter um conhecimento atualizado do comportamento da doença, obtendo-se um diagnóstico da situação epidemiológica; selecionar, priorizar e orientar as medidas de controle adequadas a serem adotadas; e prever mudanças no comportamento epidemiológico da doença diante da adoção de medidas de controle”.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)