Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Encceja 2008: incrições estão abertas

06 de outubro de 2008 - 15:30

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2008. A prova tem o objetivo de avaliar as competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular em idade própria. As inscrições são gratuitas, começam hoje (6), vão até o dia 31 deste mês e podem ser feitas em uma agência dos Correios ou pela internet, através do site www.encceja.inep.gov.br/inscricao.

O Encceja é aplicado por meio de quatro provas nas quais os candidatos devem atingir uma pontuação mínima exigida para receber a certificação na etapa de ensino em que foi feita a inscrição (ensino fundamental ou médio). Os candidatos que se inscreverem para a avaliação do ensino fundamental devem ter no mínimo 15 anos de idade. A prova de ensino médio é para candidatos que tenham a partir de 18 anos.

A expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas façam o exame em todo o País. A avaliação será aplicada nos dias 13 e 14 de dezembro nos municípios que aderiram ao exame. Caso o participante queira fazer a prova e seu município não tenha aderido ao Encceja, ele pode se inscrever para fazer a avaliação na cidade mais próxima à sua, onde será realizada a prova.

Para se inscrever pela internet, o candidato terá que disponibilizar seu nome de usuário e senha, caso o interessado já tenha participado da prova antes. Se este for o primeiro ano de participação, o candidato deve fazer um cadastro, onde será criado seu login de acesso. Durante a inscrição o candidato poderá escolher qual a prova que deseja fazer. Os interessados poderão se inscrever para todas as áreas de cada etapa ou para apenas uma das áreas avaliadas e, dessa forma, obterem aprovação em cada prova separadamente.

A adesão ao Encceja em Mato Grosso do Sul é feita através da Secretaria de Estado de Educação (SED). A realização do exame é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio do Ministério da Educação (MEC).

Produção Rogério Valdez

SIGA-NOS NO Google News