Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

12/11/2006 10:29

Enade reprovou 20% dos cursos superiores no ano passado

Agência Brasil/Alessandra Bastos

No ano passado, dos 5.511 cursos universitários avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2005, 27% obtiveram conceito considerado alto: 4 ou 5. A maioria (53%) obteve grau 3 e 20% foram reprovados, com 1 e 2.

De acordo com o coordenador-geral do Enade, Amir Limana, o Enade compõe 10% do conceito do curso, e 90% são informações da avaliação do curso e da instituição. “Nada garante que uma instituição que teve conceito 1 e 2 de seus alunos, ao final, não tenha conceito 4 ou 5”.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) tem três dimensões: o Enade, a avaliação dos cursos de graduação (física e pedagógica) e a das instituições, feita por especialistas externos, e a auto-avaliação.

Se a nota for inferior a 3, a instituição terá de assinar com o Ministério da Educação um protocolo de intenções com prazo determinado para corrigir as deficiências e omissões. Se não forem corrigidas, o curso terá o vestibular suspenso e poderá inclusive sofrer intervenção, informou Ristoff.

Do total de cursos avaliados em 2005, a maior parte, 53%, se enquadra no conceito considerado médio pelo MEC. Vinte por cento se enquadram no conceito médio e 27% nos mais altos. O exame é aplicado aos estudantes que estão ingressando e concluindo o ensino superior.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)