Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/08/2004 17:08

Empresas fecham com até dois anos de existência

Stefan Barth/ABr

Metade das pequenas empresas que se criam anualmente no país fecha as portas nos dois primeiros anos de funcionamento. Essa é uma das maiores taxas de mortalidade de empresas do mundo, segundo Silvano Gianni, diretor presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A pesquisa do Sebrae sobre mortalidade de empresas, divulgada hoje, detectou também que 32% dos proprietários das empresas que fecharam não procuraram nenhuma forma de assessoria ou auxílio ao enfrentar dificuldades financeiras. O levantamento constatou que 90% das empresas que encerraram atividades não participavam de qualquer tipo de rede associativa.

De acordo com o levantamento, feito no segundo trimestre deste ano em todos os estados com base nos registros das Juntas Comerciais, de 1,3 milhão de empresas criadas entre 2000 e 2002, 552.774 fecharam antes de completar três anos de vida e 49,4% com menos de dois anos.

Essas 772.679 empresas geravam 2,4 milhões de empregos e investiram cerca de R$ 19,8 bilhões. Por ano, são registrados cerca de 470 mil aberturas de empresas no país.

Segundo apurou o Sebrae, grande parte das pequenas empresas fecham por causa de falhas gerenciais, como falta de capital de giro, problemas financeiros e a ausência de uma pesquisa de mercado. O levantamento mostrou que a burocracia também é um grande entrave para a continuidade do negócio.

Na opinião de Gianni “para diminuir a mortalidade das pequenas empresas, devemos trabalhar para capacitar o empresário”.

Apoiado nos dados da pesquisa, o Sebrae vai desencadear uma campanha de atuação com contadores financeiros. Esses profissionais serão treinados e servirão de canal de comunicação entre o Sebrae e o empresário. Paralelamente, o órgão disponibilizará cursos gratuitos para melhorar a capacitação de donos de empresas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)