Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Empresas brasileiras já estão no Japão

05 de julho de 2008 - 08:08

Mesmo com as exigências do mercado japonês, dekasseguis (descendentes brasileiros que trabalham no Japão) estão se transformando em empresários no Japão. A conclusão é do organizador da ExpoBusiness e consultor de negócios, Sérgio Tinen. “Alguns dekasseguis tem conseguido ampliar seus negócios, não só para os brasileiros que moram no Japão, mas também para os próprios japoneses”, comentou.

Entre as razões está a preocupação de vender produtos também para os japoneses. Segundo Tinen, antes os japoneses não entravam nas lojas brasileiras. “Os painéis eram escritos em português e os funcionários eram brasileiros e não falavam japonês”, disse, informando que um brasileiro resolveu mudar a loja, contratou funcionários japoneses e mesclou a venda de produtos brasileiros e japoneses. Tinen informou que o carro-chefe do mercado é o bauru, sanduíche quente de carne e queijo.

Tinen está em Campo Grande, participando da Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae/MS, até domingo (06). O consultor proferiu a palestra “Comunidade Brasileira e Oportunidades de Negócios do Japão”.


Conforme um levantamento feito pelo consultor, existem no Japão cerca de 1.200 empresas de micro, pequeno e médio porte de brasileiros. “Para vender para o Japão é preciso regularidade, compromisso e falar e entender o japonês”, apontou Tinen. Além disso, o consultor também colocou a necessidade do Brasil estar mais presentes em eventos no Japão, divulgando as empresas e produtos brasileiros.

Serviços
A entrada na Feira do Empreendedor, em Campo Grande, será um material r eciclável, como metal, lata, papel, papelão, plástico, óleo usado, vidro, entre outros.



Autor: Fabiane Sato

SIGA-NOS NO Google News