Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Empreendedorismo atrai três em cada dez brasileiros

Agência CNM - 31 de março de 2015 - 10:05

A taxa total de empreendedorismo no Brasil atingiu, no ano passado, o seu maior índice de todos os tempos. Entitulado Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o levantamento mostra que três em cada 10 brasileiros entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio.

A pesquisa foi realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). Segundo dados do material, a taxa de empreendedorismo saltou de 23%, em 2004, para 34,5% em 2014. Metade da taxa corresponde aos novos empreendedores, com menos de três anos e meio de atividade, e a outra metade, aos donos de negócios já estabelecidos há mais tempo.

O presidente do Sebrae, Luiz Baretto Filho, acredita que essa taxa elevada de empreendedorismo demonstra que mais pessoas veem no ramo uma oportunidade de vida. Outro ponto relevado por ele foi a formalização dos Microempreendedores Individuais (MEI).

“Esse valor recorde pode ser atribuído, também, ao incremento do número de formalizações que temos presenciado nos últimos anos e às melhorias no ambiente legal, como por exemplo, a criação e ampliação do Supersimples”, afirma Barretto.

Contexto global

O índice de 34,5% coloca o Brasil em primeiro lugar entre os países que compõem o Brics. São eles: Rússia, Índia, China e África do Sul. O país fica quase oito pontos percentuais à frente da China, com uma taxa de 26,7%. A Índia tem uma taxa de empreendedorismo de 10,2%, a África do Sul de 9,6% e a Rússia de 8,6%.

O número de brasileiros que já têm uma empresa, ou que estão envolvidas na criação de uma, é superior também a países como: Estados Unidos (20%), Reino Unido (17%), Japão (10,5%), Itália (8,6%) e França (8,1%).

Da Agência CNM, com informações do Portal Exame

SIGA-NOS NO Google News