Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Embaixador dos EUA divulga nomes de Jovens Embaixadores

Embaixada EUA - 21 de outubro de 2004 - 09:30

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, John Danilovich, divulga a lista final dos selecionados para participar do Programa de Intercâmbio Cultural “Jovens Embaixadores 2005” nesta segunda-feira, 25 de outubro, às 10h, na Chancelaria.

Serão anunciados os nomes dos 20 estudantes do ensino médio e de 5 professores de inglês de um total de 16 Estados brasileiros (incluindo o Distrito Federal), que concorreram ao processo de seleção iniciado pelas instituições parceiras em cada Estado e finalizado pela Embaixada dos EUA em Brasília. Os Estados concorrentes no programa de 2005 foram: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Tocantins.



Em sua terceira edição, o Programa Jovens Embaixadores terá a duração de duas semanas e será realizado de 8 a 24 de janeiro de 2005. Os jovens terão a oportunidade de passar uma semana cheia de atividades na capital, Washington, e mais uma semana em um Estado norte-americano diferente, convivendo com uma família típica americana, além de freqüentar aulas em uma escola de ensino médio (“high-school”). Todos recebem ajuda do Governo dos EUA e das instituições patrocinadoras do Programa, sem nenhum custo financeiro para o participante selecionado.



O programa é voltado para estudantes de 15 a 18 anos, com conhecimentos avançados de inglês, que pertençam à rede pública de ensino, ou que sejam bolsistas integral na rede particular por questões financeiras. Os estudantes devem ter bom desempenho escolar; iniciativa e boa desenvoltura oral, flexibilidade e facilidade para adaptar-se a realidades e culturas diferentes. O programa também seleciona professores de inglês que supervisionarão e acompanharão o grupo de estudantes, além de atuarem como líderes e coordenadores nos Estados-anfitriões nos EUA.



O programa, criado em 2002, é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e busca o enriquecimento acadêmico, pessoal e, por extensão, profissional de estudantes de destaque no ensino médio e de professores de inglês cuja situação financeira não os permitam viajar para o exterior ou mesmo participar de um programa de intercâmbio. Os participantes, além de aprimorar a proficiência em língua inglesa, serão capazes de ampliar seus conhecimentos e horizontes acadêmicos e profissionais, vivenciar um pouco dos EUA, seu povo, sua cultura e sua sociedade; estimular a troca de informações sobre história e cultura entre os dois países; e projetar uma imagem positiva dos laços de cooperação e respeito entre o Brasil e os Estados Unidos.



Maiores informações sobre o Programa estão disponíveis no site da Embaixada dos EUA na internet no seguinte endereço eletrônico:

http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=2580&submenu=102&itemmenu=21

SIGA-NOS NO Google News