Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em protesto, pecuaristas decidem reduzir abate de gado

Aline Rocha/Campo Grande News - 19 de fevereiro de 2005 - 09:34

Pecuaristas e entidades pertencentes ao Fórum Nacional de Pecuária de Corte da CNA (Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária), que participaram na tarde de ontem de uma reunião em Goiânia sobre a suposta formação de cartel entre os cinco maiores frigoríficos do País, decidiram em forma de protesto, reduzir o abate de gado pelos próximos trinta dias.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rodolfo Vaz de Carvalho, que participou das reuniões locais sobre o assunto, os pecuaristas e as entidades levaram até o encontro as indignações diante da situação, dos preços e pediram atitudes. Além do protesto de redução no abate de gado, o Fórum decidiu ainda que vão formalizar junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) um pedido de fiscalização e averiguação da existência de cartel entre os frigoríficos.
Ficou decidido ainda que serão criadas centrais de vendas nos estados. Carvalho explica que as entidades devem organizar uma forma de administrar a oferta de venda do animal aos frigoríficos. “Queremos aumentar o volume ofertado e com isso elevar o poder de barganha do produtor rural”, revela.
Segundo Carvalho, as formas de comercialização serão mantidas. O protesto de redução do abate, segundo Carvalho, é imediato. Os pecuaristas de todos os municípios serão informados da decisão através dos sindicatos rurais e entidades do setor. “A medida atende o clamor do próprio produtor, que já vinha tendo prejuízos. Não é paralisação total, mas uma forma de pressão para tentar reduzir esses prejuízos. É a arma que os produtores têm de mostrar a indignação”, explica.
A orientação aos produtores é que não deixem de cumprir os compromissos com o abate, mas sim reduzam ao máximo os trabalhos. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, alguns frigoríficos já procuraram os pecuaristas para negociação. “Estamos abertos ao diálogo, mas o protesto será mantido”, finaliza.

SIGA-NOS NO Google News