Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em MS, 7% dos agricultores já fazem rotação de cultura

Aline Rocha / Campo Grande News - 23 de março de 2005 - 19:16

Segundo estimativas da Embrapa Agropecuária Oeste, pelo menos 7% de agricultores de Mato Grosso do Sul já utilizam o sistema de rotação entre a lavoura e a pecuária intensiva como forma de desenvolvimento sustentável.
De acordo com o pesquisador da Embrapa, Luís Armando Zago Machado, a tendência é que aumente o uso da Integração Lavoura-Pecuária Intensiva. "Os agricultores e pecuaristas estão conscientes da necessidade de diversificação. A pecuária é uma ótima opção por ser uma atividade estável e por contribuir para o controle de nematóides, doenças e pragas e plantas daninhas", explica.
O sistema faz a exploração alternada das áreas ao longo dos anos, com lavouras ou pastagens, para usar a propriedade de forma mais intensiva. O pesquisador, Alceu Richetti, destaca que, apesar dos resultados positivos, a particularidade de cada propriedade interfere, de alguma forma, no custo da produção e na produtividade.
O sistema de rotação de culturas foi apresentado ontem para os técnicos, agricultores e pecuaristas de todo o Estado em um Dia de Campo feito pela Embrapa. Neste ano, haverá um Programa de Treinamento voltado a Técnicos para a qualificação em Integração Lavoura-Pecuária. O objetivo é formar 400 técnicos em todo o Brasil e pelo menos 40 em Mato Grosso do Sul. Com informações da Embrapa.

SIGA-NOS NO Google News