Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Em MS 10,2 mil já solicitaram a portabilidade numérica

Jefferson da Luz - Campo Grande News - 17 de novembro de 2008 - 13:36

Do dia 1º de setembro, quando a portabilidade numérica começou a funcionar em Mato Grosso do Sul, até o dia 13 novembro, 10.298 usuários de do sistema de telefonia já pediram a mudança de operadora sem a troca do número do telefone. O celular é o campeão de pedidos, com 5462 solicitações, enquanto o telefone fixo 4.836 pessoas solicitaram a troca. Os dados são da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicação), entidade que administra a portabilidade numérica.

Entre os Estados beneficiados com o serviço de portabilidade na primeira etapa, Goiás ocupa o primeiro lugar, com 20.400 pedidos, seguido pelo Paraná (12.712), Espírito Santo (10.573) e, na quarta colocação, Mato Grosso do Sul.

Um dado interessante apresentado nas estatísticas da entidade é que, na maioria dos Estados, o número de pedidos de portabilidade para telefones fixos é bem inferior ao de móveis. Em Mato Grosso do Sul, o número está equilibrado, com diferença de apenas 626 pedidos a mais para o serviço móvel. Apenas em Goiás, o total de pedidos de portabilidade para fixo supera a soma de móvel.

Nos últimos dias, a ABR Telecom recebe uma média de 800 pedidos por dia. “A partir do momento em que o usuário solicita a efetivação do processo, a portabilidade deve ocorrer em até 5 dias úteis”, afirma José Moreira, presidente da administradora.


De acordo com Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), 11,3 milhões de usuários de telefonia fixa e celular do Brasil devem pedir para trocar de operadora sem precisar mudar o número do telefone no primeiro ano de vigência da portabilidade numérica, 6,4% do total de consumidores brasileiros.

SIGA-NOS NO Google News