Cassilândia, Domingo, 29 de Novembro de 2020

Últimas Notícias

03/11/2020 16:15

Em 185 anos, PMMS tem a primeira mulher promovida ao posto de Coronel

Um marco histórico para a PMMS

PMMS
Em 185 anos, PMMS tem a primeira mulher promovida ao posto de Coronel

 A data de hoje, 03 de novembro de 2020, será um marco na história da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. Nesta manhã, foi publicado no Diário Oficial do Estado a promoção da primeira mulher ao mais alto posto da Corporação: Coronel.

A trajetória da Coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, primeira mulher Coronel da PMMS, se baseia em valores aprendidos no seio familiar. “Sempre tentei pautar minha carreira na educação, no bom atendimento a todos, tanto aos PM´s quanto ao cidadão. Sempre tentei fazer o máximo que pude para honrar tanto minha farda quanto meu Estado. A minha luta de trabalho foi construída, aprendi de família que é trabalhando que a gente vence. É claro que a instituição te ensina muita coisa, te mostra muita coisa, te treina para muita coisa, mas as orientações de berço, elas estão ali arraigadas no meu ser”, descreve.

Ela faz questão de enaltecer o trabalho feito por mulheres precursoras na carreira, que por muito tempo foi considerada masculina. “É um grande orgulho, e sou grata em ter chegado a Coronel por conta de todo trabalho que elas fizeram e que abriu espaço. Com a minha chegada até aqui, pretendo abrir ainda mais espaço para que outras possam também chegar. E claro, sinto uma responsabilidade gigantesca por representá-las”.

A primeira turma de Oficiais Militares Femininas ingressou na PMMS em 1984. Frequentaram a Academia de Polícia Militar no Estado do Rio de Janeiro e, formadas, voltaram a Campo Grande para trabalhar com o Pelotão Feminino. Embora recebessem a mesma formação e tratamento dos homens, até 1993 mulheres não tinham a mesma progressão funcional que o público masculino. A partir daquele ano, com muita luta e trabalho, os quadros foram unificados e ambos os sexos passaram a concorrer às promoções com igualdade, independente do gênero. Com essa significativa mudança, a mulher policial passou a atuar em todas as Unidades da Polícia Militar.

Há 27 anos na PMMS, a Coronel QOPM Neidy já atuou em várias Unidades da PM: Companhia de Trânsito(atual Batalhão de Trânsito), 1° Batalhão de Polícia Militar, Comando da Cavalaria, Subcomando da PM de Corumbá e do Batalhão Rodoviário e como Chefe da Comunicação Social.

Além disso, entre os destaques de sua carreira, a Coronel QOPM Neidy foi uma das fundadoras do Centro de Equoterapia da PMMS em 2002. Unidade que oferece atendimento terapêutico com cavalos para pessoas com limitações físicas ou mentais na Capital e em outros quatro municípios sul-mato-grossenses.

Para o Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Marcos Paulo Gimenez, além de um marco histórico, a promoção da Coronel QOPM Neidy, que chega ao ao mais alto posto da Corporação, devido à sua competência, dedicação e carisma, representa a força feminina reconhecida através desta profissional brilhante.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social da PMMS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 28 de Novembro de 2020
Sexta, 27 de Novembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)