Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Educação combate o uso de celular nas salas de aula

Jornal Tribuna Livre On Line/ Daniel Castro - 03 de setembro de 2013 - 14:30

A utilização de aparelho celular em locais inadequados é um problema enfrentando em todos os cantos. Em Paranaíba, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura tenta combater o uso do celular nas salas de aula, o que não está sendo nada fácil.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Eugênia Alves de Assis, a pasta está somente cumprindo normas estabelecidas. Existe uma medida que proíbe que o aluno utilize o aparelho celular dentro da sala de aula - ela observou que até os professores não podem utilizar. “Nós entendemos que os alunos vão para a sala aprender; mas, utilizando o celular, eles vão dispersar, não vão entender e não terão atenção nas aulas”, comentou.

Maria Eugênia contou com a Secretaria e teve reunião com todos os diretores das unidades de ensino da rede municipal. Ela também, sempre que visita as escolas, faz o alerta sobre a questão.

A secretária esclareceu que, caso o aluno leve o celular, o aparelho será recolhido. Algumas escolas, explicou, devolvem o celular para o aluno após as aulas; outras entregam somente para os pais. “Temos que conscientizar os pais para que eles não deixem seus filhos levarem o celular para a escola”, disse. Ela lembrou que as escolas têm telefone caso o estudante precise comunicar algo aos pais.

A secretaria municipal de Educação, ressaltou Maria Eugênia, tenta administrar a questão da melhor maneira possível, sempre pensando no melhor para o aluno, com o intuito de preservar o estudante e o garantir o seu aprendizado.

A secretária comentou um caso que aconteceu na Escola Municipal Maria Luiza Corrêa Machado. Conforme a mãe de um estudante, a polícia teria sido chamada até a escola para revistar as mochilas de estudantes. Para a secretária, foi feita uma “tempestade em um copo d’água”, já que não teria acontecido nada demais. Ele observou que a unidade de ensino, assim como todas as escolas municipais, segue o regimento. “Acho que existiu um equívoco”, disse. Maria Eugênia contou que no momento em que a diretora iria recolher os celulares, por acaso um policial estava na unidade. “Ele foi lá marcar uma palestra; ele não foi lá porque a escola chamou”, contou.

A secretária observou que a escola Maria Luiza já realizou reuniões com os pais dos estudantes para falar sobre a proibição, porém alguns alunos gostam, muitas vezes, de desafiar as direções das unidades de ensino.

A Lei nº 4.112, de 17 de novembro de 2011, diz, no artigo 1º, “que é proibido, em todo o território do Estado de Mato Grosso do Sul, o uso de telefones celulares, walkmans, diskmans, Ipods, MP3, MP4, game boy, aparelhos portáteis de TV, agendas eletrônicas e quaisquer outros aparelhos portáteis capazes de produzir sons e ruídos, dentro de salas de aula, audiências, conferências e bibliotecas”.

SIGA-NOS NO Google News