Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/11/2005 06:07

Educação básica terá avaliação por unidade escolar

Em Questão

O governo federal vai fazer uma radiografia do ensino público brasileiro por unidade escolar. A partir deste mês, o Ministério da Educação vai aplicar nas 43 mil escolas públicas urbanas de todo o país um novo instrumento de avaliação de alunos 4ª e 8ª séries do ensino fundamental: a Prova Brasil.

O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) aperfeiçoou o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), incluindo a Prova Brasil e mantendo a avaliação amostral do Saeb, exame bienal de proficiência em Matemática e Língua Português, que passa agora a se chamar Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb). Dois importantes instrumentos para diagnosticar a qualidade da educação brasileira.

O levantamento sobre o desempenho das escolas urbanas vai permitir identificar as experiências positivas e as dificuldades de aprendizado enfrentadas por escolas, alunos e professores. As informações vão subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para atender às necessidades dos sistemas de ensino, beneficiando os gestores públicos, a comunidade escolar e a sociedade.

Trata-se de um grande avanço na avaliação da educação brasileira. Conhecer a realidade das escolas é fundamental para melhorar a qualidade do ensino. Com a Prova Brasil, o sistema de avaliação da educação básica brasileiro passa a ser um dos mais avançados da América Latina, ressalta a coordenadora-geral de Avaliação do Inep/MEC), Luiza Massae Uema. Atualmente, os resultados são apresentados por amostragem de alunos. Isso, segundo Luiza, limita a identificação dos problemas no interior das escolas.

"O exame por unidade escolar nos dará a informação mais precisa, próxima da realidade da própria escola, e proporcionará maior capacidade de mobilização e de partilhamento da responsabilidade com a qualidade da educação", aponta Luiza. A coordenadora diz que não basta apurar os dados. As informações devem ser convertidas em programas e projetos. "O objetivo é buscar informações para subsidiar a formulação de políticas públicas".

A Prova Brasil será realizada de 16 a 30 de novembro, em mais de 90% dos municípios do país.

*Editado pela Subsecretaria de Comunicação Institucional da Secretaria-Geral da Presidência da República.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)