Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É possível um bebê que só mama no peito ter alergia alimentar?

BabyCenter Brasil - 16 de junho de 2016 - 09:00

Sim, é possível um bebê sob aleitamento exclusivo apresentar alergia alimentar, porque as substâncias ingeridas pela mãe passam para o leite materno.

Por isso, um bebê alérgico ao leite de vaca pode ter sintomas se a mãe tomar leite ou comer laticínios, como queijo, iogurte etc.

Além dos sintomas descritos acima, um bebê alérgico pode ter dificuldade em ganhar peso. No caso de o pediatra desconfiar de alergia alimentar, ele pedirá à mãe que inicie uma dieta de exclusão, deixando de comer os alimentos suspeitos e seus derivados.

O primeiro suspeito é sempre o leite de vaca, mas se o bebê não melhorar pode ser necessário investigar causas secundárias, como uma outra alergia a ovo, soja, trigo. É ideal ter o acompanhamento de um nutricionista para fazer a dieta.

Sempre que for possível, recomenda-se manter o aleitamento materno, com dieta de exclusão para a mãe.

Quando a amamentação não for possível, existem fórmulas hipoalergênicas, em que as proteínas são "quebradas" (hidrolisadas ou divididas em aminoácidos) para evitar a reação.

Essas fórmulas são caras, mas existem programas do governo que as fornecem gratuitamente em posto. Se precisar, peça informações para o médico.

Fórmulas à base de soja não são recomendadas como primeira opção em crianças de menos de 6 meses, porque é muito comum que bebês alérgicos à proteína do leite de vaca sejam também alérgicos à soja.

Outros "leites" de origem vegetal (de arroz, de amêndoa etc.) só podem ser usados sob orientação médica, porque podem não ter todos os nutrientes de que o bebê precisa.

http://brasil.babycenter.com/a25009833/alergia-alimentar-em-crian%25C3%25A7as-pequenas#ixzz4AMI15Hf6

SIGA-NOS NO Google News