Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É normal ficar com os olhos secos e irritados na gravidez?

BabyCenter Brasil - 23 de fevereiro de 2016 - 09:00

Existe um problema chamado síndrome do olho seco, que afeta mulheres com frequência. Ele parece ter relação com mudanças hormonais, que são o que mais acontece na gravidez. O problema também pode aparecer durante a amamentação, com o uso de pílulas anticoncepcionais ou depois da menopausa.

A síndrome do olho seco aparentemente é causada por uma mudança na quantidade de lágrimas que lubrificam os olhos. Assim, os olhos ficam coçando, sensíveis à luz, irritados e secos. Pode haver a sensação de que há areia nos olhos ou algum corpo estranho, e o olho pode ficar lacrimejando.

Durante a gravidez, o incômodo parece ir e vir, mas para algumas mulheres pode atrapalhar bastante a vida. Se você usa lentes de contato, elas podem começar a incomodar demais, e talvez fique difícil continuar usando.

Caso o problema aconteça com você, vale a pena mencioná-lo para o ginecologista ou procurar um oftalmologista. Será necessário examinar seus olhos para ver se não há algum outro problema, como uma infecção ou uma úlcera.

O olho seco causado pela gravidez costuma ir embora aos poucos depois que o bebê nasce. Para aliviar o desconforto, é possível usar colírios e lágrimas artificiais, mas é necessário perguntar para o ginecologista primeiro -- mesmo remédios de uso tópico podem ser prejudiciais ao bebê. Experimente dormir com um umidificador de ar no quarto.

Também dá para aliviar o desconforto evitando condições que agravem a situação, como a exposição ao vento (proteja os olhos com óculos escuros), à fumaça, ao clima muito seco, ficar muito tempo assistindo à TV ou na frente do computador etc.

Se a situação estiver muito ruim, pare de usar lentes de contato por um tempo. Faça o máximo para não trabalhar demais no computador, porque isso afeta a frequência de suas piscadas. Existem outros tratamentos, mas eles são voltados para pessoas que sofrem com o problema por mais tempo, e precisam ser receitados pelo oftalmologista.

SIGA-NOS NO Google News