Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

É fácil distinguir se o bebê tem alergia?

BabyCenter Brasil - 08 de julho de 2016 - 09:00

Não. Não é incomum que bebês apresentem algum chiado no peito quando têm uma infecção respiratória nas vias aéreas superiores, o que não é sinal de alergia.

Boa parte das crianças que apresenta algum chiado no peito durante processos virais como resfriados vai deixando aos poucos de ter o sintoma, à medida que cresce.

Se o chiado continuar aparecendo, mesmo sem resfriado, e se permanecer depois que ela tiver 3 anos, existe a possibilidade de alergia, e pode valer a pena fazer um diário com todas as atividades e alimentações da criança para que o médico identifique se há algo causando o problema.

A asma normalmente é diagnosticada pelo histórico médico da criança e pela resposta dela aos broncodilatadores (medicamentos que aumentam o calibre dos brônquios).

As alergias mais comuns, como asma, dermatite e rinite, são mais fáceis de diagnosticar.

O problema é que a pessoa pode ter alergia a quase tudo, de pelo de gato a poliéster. Se seu filho tiver sintomas e você e o pediatra não conseguirem identificar a causa, ele pode encaminhá-lo a um especialista.

Uma das maneiras de detectar a causa de uma alergia é com exames de contato com a pele, em que várias substâncias são colocadas na pele para verificar a reação. O resultado é rápido, mas esse tipo de teste não tem resultados confiáveis em bebês de menos de 1 ano e meio.

Outro exame possível é o de sangue (Rast), que pesquisa vários elementos que podem ser os causadores da alergia, presentes em alimentos, poeira doméstica, pelos de animais, fungos, insetos etc.

Se seu filho estiver com dificuldade de respirar, ficar ofegante, parecer desorientado, ficar com o coração disparado ou ficar pálido e gelado, procure ajuda médica imediatamente.

Há alguma época do ano mais propensa a alergias?
Os sintomas podem aparecer em qualquer época. As alergias a fungo costumam aparecer nos meses mais frios, e às vezes é difícil distingui-las do resfriado comum. Alergias a pólen são mais frequentes na primavera e no outono.

Quando a congestão nasal e a irritação das mucosas dura todo o ano, em especial de manhã, é mais provável que a alergia seja provocada por ácaros (presentes na poeira doméstica) ou por animais de estimação.

SIGA-NOS NO Google News