Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/02/2013 13:44

Dúvidas ainda persistem a menos de uma semana da renúncia do papa

Renata Giraldi*, Agência Brasil

Brasília – A menos de uma semana de o papa Bento XVI renunciar, algumas dúvidas permanecem, como reconheceu o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Ao deixar o pontificado, Bento XVI usará trajes diferentes do que veste atualmente – que é próprio apenas para os papas. Mas não está certo como será a roupa que passará a usar. Mas está definido que ele deverá ser nomeado bispo emérito de Roma e manterá o nome de Bento XVI

Em relação ao anel utilizado por Bento XVI, que é chamado de selo papal, Lombardi disse que deverá ser destruído. O anel do pescador, segundo o porta-voz, é o sinal da autoridade do papa, que o recebe no momento em que é coroado. O anel vem desde o pontificado de Clemente IV (por volta de 1.265) e era utilizado para selar correspondências privadas.

Feito de ouro, o anel tem o nome do papa e, em alto relevo, o apóstolo Pedro pescando em uma barca. Quando o papa morre, ele é retirado do dedo, na presença do Colégio dos Cardeais, e em seguida é quebrado, simbolizando o fim do pontificado.

O sucessor de Bento XVI será escolhido por 117 cardeais, que têm menos de 80 anos, no conclave cuja previsão, inicial, é que comece de 15 a 20 de março. Mas a data pode ser antecipada, pois como o papa não morreu, a interpretação é que o período de luto pode ser dispensado. Não há um prazo fixo para a escolha do papa. Segundo especialistas, é imprevisível o período de eleição.

No período do conclave, os cardeais que são eleitores deverão ficar hospedados no Vaticano, na Domus Sanctae Marthae. O cardeal decano é Angelo Sodano, de 85 anos. Mas, assim que o conclave começar, o cardeal decano será Giovanni Battista Re, de 79 anos – por ele ter menos de 80 anos e ser o mais velho entre os eleitores.

*Com informações da rádio do Vaticano // Edição: Juliana Andrade

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)