Cassilândia, Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021

Últimas Notícias

22/02/2013 13:44

Dúvidas ainda persistem a menos de uma semana da renúncia do papa

Renata Giraldi*, Agência Brasil

Brasília – A menos de uma semana de o papa Bento XVI renunciar, algumas dúvidas permanecem, como reconheceu o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Ao deixar o pontificado, Bento XVI usará trajes diferentes do que veste atualmente – que é próprio apenas para os papas. Mas não está certo como será a roupa que passará a usar. Mas está definido que ele deverá ser nomeado bispo emérito de Roma e manterá o nome de Bento XVI

Em relação ao anel utilizado por Bento XVI, que é chamado de selo papal, Lombardi disse que deverá ser destruído. O anel do pescador, segundo o porta-voz, é o sinal da autoridade do papa, que o recebe no momento em que é coroado. O anel vem desde o pontificado de Clemente IV (por volta de 1.265) e era utilizado para selar correspondências privadas.

Feito de ouro, o anel tem o nome do papa e, em alto relevo, o apóstolo Pedro pescando em uma barca. Quando o papa morre, ele é retirado do dedo, na presença do Colégio dos Cardeais, e em seguida é quebrado, simbolizando o fim do pontificado.

O sucessor de Bento XVI será escolhido por 117 cardeais, que têm menos de 80 anos, no conclave cuja previsão, inicial, é que comece de 15 a 20 de março. Mas a data pode ser antecipada, pois como o papa não morreu, a interpretação é que o período de luto pode ser dispensado. Não há um prazo fixo para a escolha do papa. Segundo especialistas, é imprevisível o período de eleição.

No período do conclave, os cardeais que são eleitores deverão ficar hospedados no Vaticano, na Domus Sanctae Marthae. O cardeal decano é Angelo Sodano, de 85 anos. Mas, assim que o conclave começar, o cardeal decano será Giovanni Battista Re, de 79 anos – por ele ter menos de 80 anos e ser o mais velho entre os eleitores.

*Com informações da rádio do Vaticano // Edição: Juliana Andrade

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 27 de Janeiro de 2021
Terça, 26 de Janeiro de 2021
01:00
Vacinação contra a Covid-19
Segunda, 25 de Janeiro de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)