Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Drogas: maioria dos usários são homens jovens e ricos

Agência do Rádio - 25 de outubro de 2007 - 07:23

A maior parte dos brasileiros que se declaram consumidores de drogas são homens jovens, solteiros e da classe A. Este perfil foi traçado por meio do trabalho "O estado da juventude: drogas, prisões e acidentes", divulgado pela Fundação Getúlio Vargas. O estudo pegou como base a Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE, realizada em 2003 e que entrevistou 182 mil pessoas. Deste total, 0,06% admitiu ser consumidor de drogas, principalmente maconha, cocaína e lança-perfume. Entre os usuários o levantamento constatou que 86% está na faixa etária entre 10 e 29 anos, e a maioria absoluta, 99%, é do sexo masculino. Além disso, 62% dos brasileiros que fazem parte desse grupo declaram fazer parte da classe A O coordenador da pesquisa, Marcelo Neri, explica que o levantamento reforça os problemas que o País não consegue resolver com a juventude.

"Problemas ligados è juventude são um mistério. A sociedade tem falhado nisso, pelo menos tem piorado, isso não tem melhorado. Temos perdido um contingente muito grande de jovens para as drogas, para a violência. E, a pesquisa ressalta a importância dos homens, dos rapazes, quer dizer, tem que ter políticas voltadas para os rapazes, as moças, felizmente, elas não são parte dessas estatísticas."

O estudo mostra ainda que 30% dos usuários de drogas freqüentam a universidade. Já a maioria, 54% freqüenta o ensino médio. No geral essas pessoas gastam com drogas R$ 45 por mês.

De Brasília, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News