Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/07/2005 08:19

Documentos do STF decepcionam parlamentares da CPMI

Agência Câmara

O conteúdo dos documentos apreendidos pela Polícia Federal em Belo Horizonte, que foram entregues nesta quarta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, decepcionou deputados e senadores que tiveram acesso aos papéis. A documentação inclui cópias das ordens de pagamento, extratos bancários e cópias de cheques das contas pessoais e de agências de publicidade de Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado de ser o operador do "mensalão". No entanto, de acordo com os parlamentares, a lista de políticos e outras pessoas que teriam recebido pagamentos do empresário é bem menor do que se supunha, e não traz muitas novidades.

Suspeita de triagem
A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) suspeita que tenha havido uma triagem dos documentos antes da entrega à CPMI. "Os indícios são muito fortes", apontou. Ela observa que, das inúmeras caixas de papéis que vieram do Banco Rural, somente aquela que continha informações já divulgadas na imprensa estava organizada. "As outras caixas estavam com tudo misturado, bagunçado e, pior, desgrampeado. Os documentos que comprovavam quem sacou foram visivelmente arrancados."

Dados conflitantes
Segundo o relator da CPMI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), a avaliação superficial dos documentos do STF indica que não há novidades, mas ele acha possível que novos nomes apareçam com uma avaliação mais aprofundada. O relator pondera que os documentos não seriam adulterados. No entanto, ele também levanta suspeitas sobre disquetes de computador recebidos pela CPMI, que apresentariam dados conflitantes.
O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) ressalta que, nos documentos do STF, existem alguns nomes diferentes daqueles que a CPMI já tinha. "Estamos checando para ver se há ligação com parlamentares, mas não tem o volume ou a importância, enfim, nem a revelação bombástica que todos nós esperávamos."

Depositários
No entanto, Pompeo de Mattos não vê sinal objetivo de que alguém tenha adulterado qualquer documento. "A CPMI tem de continuar a sua investigação. Devemos agora convocar, além dos grandes sacadores, os grandes depositários das contas de Marcos Valério." Entre eles, o deputado cita o banqueiro Daniel Dantas, que controla as empresas de telefonia Telemig Celular, Amazônia Celular e Brasil Telecom, todas elas autoras de grande volume de depósitos.
O deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) também não acredita que tenha havido triagem de documentos para prejudicar quem quer que seja. "Isso aí é mania de perseguição. Não se pode levantar suspeitas nem a favor nem contra, sendo governo ou oposição."


Reportagem - José Carlos Oliveira e Mônica Montenegro
Edição - Francisco Brandão


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)