Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Documentário de MS mostra contrastes da América Latina

25 de agosto de 2005 - 14:31

A TVE Regional lançou nesta semana a Série DOCTV II, resultado do II DocTV (Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro), realizado em parceria com a Associação de Cinema e Vídeo de Campo Grande.
O documentário Entremundos – A Bioceânica do Brasil Central, que deve estrear em 12 de fevereiro de 2006, foi produzido por Marcelo Bolzan e Conrado Luís Roel Souza, em co-produção com a VM Vídeo, Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e TVE Regional.
Segundo o diretor-presidente da TVE Regional, jornalista Bosco Martins, Entremundos – A Rota Bioceânica do Brasil Central, tem mais a ver com o título, do que com o subtítulo. "Quem espera um documentário convencional sobre a rota, vai se decepcionar. O trabalho está centrado em vários movimentos factuais, flagrados por um itinerário latino-americano, mostrando desde a eterna luta das "Madres de la Plaza de Mayo", passando pela renúncia de Carlos Mesa (ex-presidente boliviano), incluindo a luta pela nacionalização do gás boliviano, além dos sem-tetos argentinos e sem-terra paraguaios. Ou seja, Entremundos mostra os contrastes desta América Latina conturbada e excluída do foco da globalização”, aponta.
Conrado Souza, um dos diretores do filme, lembra que, “durante dois meses, a equipe registrou fragmentos de uma revolução nativa nas ruas e estradas bolivianas, o 'destaque' cultural iniciado pela sociedade chilena, a organização campesina em andamento no Paraguai e as alternativas econômicas criadas por trabalhadores depois do fracasso do neoliberalismo na Argentina. A viagem fortalece o que sempre sentimos como sul-americanos: somos um pouco de cada cultura ao nosso redor”.
A Série DOCTV II apresenta ao público telespectador 35 documentários inéditos selecionados, que vão ao ar a partir do dia 28 de agosto sempre aos domingos, às 22h (horário de Mato Grosso do Sul).

SIGA-NOS NO Google News