Cassilândia, Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

26/08/2007 07:14

DOCTV conta a história da estrada de ferro de Goiás

Daniely Santos/ABr

Brasília - A história da estrada de ferro de Goiás é contada em Café com Pão Manteiga Não, da cineasta, e vice-presidente da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) de Goiás, Viviane Louise. O DOCTV exibirá o vídeo no próximo domingo (26), às 23 horas, nas emissoras públicas de televisão.

A idéia para o documentário surgiu há cinco anos, quando a diretora goiana Viviane Louise, percebeu a relação da população de Goiás com as ferrovias. Nascida em Pires do Rio (GO), Louise conta o que o carinho que povo mantém com a história do estado lhe deu mais ânimo para gravar. “O progresso, o apogeu econômico e cultural, veio com a chegada da estrada de ferro” diz.

A estrada de ferro chegou à Goiás por volta da década de 1920, trazendo melhoras para o Estado. As locomotivas transportaram passageiros, possibilitando a relação das cidades interioranas com outras localidades; transformaram trabalhadores rurais em maquinistas, e movimentaram o comércio. A Estrada de Ferro Goiás transportou o material de construção que ajudou a erguer Brasília. Pouco depois as estações começaram a ser desativadas.

Desde o lançamento do projeto Norte-Sul, do Programa Integrado de Desenvolvimento Brasil Central, pelo então presidente José Sarney, em Porungatu (GO) há cerca de 20 anos, a população de Goiás espera pela reativação das estações. Segundo Louise, muitas cidades que tinham os trens como fonte de renda estão abandonadas.

Além de mostrar um pouco da vida e da história política do povo goiano, Café com Pão Manteiga Não tem como proposta debater a reutilização do trem como transporte público. Atualmente, as estradas de ferro brasileiras não transportam passageiros, apenas carga. Para a cineasta, problemas como o caos aéreo mostram que o Brasil tem que investir no transporte ferroviário.

A diretora, e vice-presidente da ABD pretende fazer uma mostra, em conjunto com a prefeitura, para exibir Café com Pão Manteiga Não aos moradores e personagens que participaram do vídeo. A diretora tem ainda outros projetos em desenvolvimento.

O vídeo, que teve direção de Viviane Louise e fotografia do alemão Sylvestre Campe, ganhou o prêmio Eduardo Benfica para Melhor Documentário, no IX Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (IX Fica). Café com Pão Manteiga Não estréia neste domingo (26), às 23 horas, no DOCTV, pelas emissoras da rede pública de televisão.

O DOCTV é um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta, TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), com apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD).



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 23 de Janeiro de 2017
Domingo, 22 de Janeiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 21 de Janeiro de 2017
20:55
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Sexta, 20 de Janeiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)