Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

26/08/2007 07:14

DOCTV conta a história da estrada de ferro de Goiás

Daniely Santos/ABr

Brasília - A história da estrada de ferro de Goiás é contada em Café com Pão Manteiga Não, da cineasta, e vice-presidente da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) de Goiás, Viviane Louise. O DOCTV exibirá o vídeo no próximo domingo (26), às 23 horas, nas emissoras públicas de televisão.

A idéia para o documentário surgiu há cinco anos, quando a diretora goiana Viviane Louise, percebeu a relação da população de Goiás com as ferrovias. Nascida em Pires do Rio (GO), Louise conta o que o carinho que povo mantém com a história do estado lhe deu mais ânimo para gravar. “O progresso, o apogeu econômico e cultural, veio com a chegada da estrada de ferro” diz.

A estrada de ferro chegou à Goiás por volta da década de 1920, trazendo melhoras para o Estado. As locomotivas transportaram passageiros, possibilitando a relação das cidades interioranas com outras localidades; transformaram trabalhadores rurais em maquinistas, e movimentaram o comércio. A Estrada de Ferro Goiás transportou o material de construção que ajudou a erguer Brasília. Pouco depois as estações começaram a ser desativadas.

Desde o lançamento do projeto Norte-Sul, do Programa Integrado de Desenvolvimento Brasil Central, pelo então presidente José Sarney, em Porungatu (GO) há cerca de 20 anos, a população de Goiás espera pela reativação das estações. Segundo Louise, muitas cidades que tinham os trens como fonte de renda estão abandonadas.

Além de mostrar um pouco da vida e da história política do povo goiano, Café com Pão Manteiga Não tem como proposta debater a reutilização do trem como transporte público. Atualmente, as estradas de ferro brasileiras não transportam passageiros, apenas carga. Para a cineasta, problemas como o caos aéreo mostram que o Brasil tem que investir no transporte ferroviário.

A diretora, e vice-presidente da ABD pretende fazer uma mostra, em conjunto com a prefeitura, para exibir Café com Pão Manteiga Não aos moradores e personagens que participaram do vídeo. A diretora tem ainda outros projetos em desenvolvimento.

O vídeo, que teve direção de Viviane Louise e fotografia do alemão Sylvestre Campe, ganhou o prêmio Eduardo Benfica para Melhor Documentário, no IX Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (IX Fica). Café com Pão Manteiga Não estréia neste domingo (26), às 23 horas, no DOCTV, pelas emissoras da rede pública de televisão.

O DOCTV é um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta, TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), com apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD).



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)