Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Diretores de escola fazem prova no domingo

13 de abril de 2008 - 09:17

Acontece neste domingo a prova de avaliação dos 1,3 mil diretores de escola da rede pública estadual de Mato Grosso do Sul. Destes, 450 (34,6%) concorrem à reeleição.

Os diretores terão das 8h às 13h para fazerem a prova. A avaliação acontece nas escolas Hércules Maymone, Maria Constança de Barros Machado e Arlindo de Andrade Gomes.

Serão cem questões objetivas de múltipla escola. Os assuntos a serem explorados dizem respeito à gestão escolar; LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação; Plano Nacional de Educação; Plano Estadual de Educação; Legislação e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A média de vencimento salarial para um diretor de escola é de R$ 1,8 mil acrescidos de pelo menos R$ 800.

A administração estadual não abriu mão da prova como eliminatória para que, só assim, existisse o pleito.

Para ter o direito a disputar a vaga, o diretor que pretende passar pela reeleição precisa acertar a metade da prova. Na época das discussões sobre o assunto, o governo defendia que fosse 70% de acerto, mas junto com a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), que se posiciona contrária à avaliação, chegou-se ao consenso de 50% de acerto. A disputa ocorre a cada três anos.

Os candidatos devem ser funcionários da Secretaria Estadual de Educação que tenham o nível superior de ensino. Professores e servidores administrativos podem concorrer.

Após a prova, a data para acontecer a eleição é até o dia 31 de maio. Participam da votação pais, alunos e funcionários da escola.

A prova

A Fundação Antônio Carlos Magalhães foi a vencedora da licitação e vai elaborar a prova. A Fetems chegou a contestar a empresa vitoriosa.





Jacqueline Lopes - Midiamax

SIGA-NOS NO Google News